quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Acordo garante retomada do Assú e abre novo ciclo para o Camaleão do Vale

 

Um acordo firmado no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Mossoró (Cejusc) marcou um novo capítulo na história da Associação Sportiva Sociedade Unida, o Gigante Camaleão do Assú. A negociação, conduzida pela atual diretoria, permitiu a retomada das atividades esportivas do clube e a superação de pendências trabalhistas que impediam contratações.

À frente do processo, o presidente Luiz Neto liderou o diálogo que resultou na homologação do acordo, encerrando restrições impostas ao clube por dívidas trabalhistas acumuladas desde 2021. Com a decisão, o ASSU volta a contratar atletas e disputar competições oficiais.

O entendimento prevê pagamentos mensais aos credores, com possibilidade de renegociação e aceleração da quitação conforme a evolução esportiva e a captação de receitas. Nesse contexto, o patrocínio do IDEACH será fundamental para contribuir com o parcelamento e dar sustentação financeira ao plano de recuperação.As negociações ocorreram no Cejusc-Mossoró, sob coordenação da magistrada da Vara do Trabalho de Assú. 

A iniciativa foi reconhecida como um avanço institucional, com impacto social positivo para o futebol e para a comunidade do Vale do Açu.Com o acordo, o Associação Sportiva Sociedade Unida inicia um novo ciclo, baseado em responsabilidade, respeito aos trabalhadores e planejamento esportivo. A decisão também conta com respaldo do Tribunal Regional do Trabalho, que acompanhou a solução consensual.

Fonte: TV ASSU 

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Definidos os 20 clubes da Copa do Nordeste de 2026


Se a Copa do Nordeste de 2025 teve cinco clubes na Série A, um recorde histórico, a edição de 2026 terá apenas um. O Vitória é o único participante presente na elite nacional. E o Bahia? Pelo novo regulamento da competição regional, clubes com classificação às copas internacionais, tanto a Libertadores quanto a Sul-Americana, não podem disputar o Nordestão. Assim, mesmo sendo o atual campeão, o Bahia está fora. Afinal, o tricolor baiano se classificou novamente à Libertadores e acabou abrindo a vaga, que caiu no colo da Juazeirense. Portanto, a lista de participantes da Copa do Nordeste de 2026 está fechada.

Com receita maior, Vitória larga como favorito

Com a exclusão da fase preliminar, a Lampions começará já na fase de grupos, que passou de 16 para 20 clubes. Os estados da Bahia e do Ceará têm direito a três times, enquanto os outros sete estados contam com dois representantes, cada – essa divisão segue o Ranking da CBF de 2026, que ainda será divulgado. Com os rebaixamentos de Ceará, Fortaleza e Sport, que devem sofrer reduções drásticas em suas receitas, o Vitória larga como favorito ao título, que não vem desde 2010. O último orçamento do leão baiano foi de R$ 240 milhões.

Lembrando que os clubes obtiveram as vagas através dos campeonato estaduais, exceção feita às vagas extras de CE e BA, geradas pelo Ranking Nacional de Clubes. Com isso, algumas forças tradicionais ficaram de fora, além do próprio Bahia. Ex-campeões, Campinense (2013), Santa Cruz (2016) e Sampaio Corrêa (2018) não conseguiram se classificar. Essa reformulação do Nordestão foi anunciada pela da CBF em 1º de outubro.

Além da polêmica regra sobre torneios da Conmebol, o Nordestão mudou de período. Deixou de chocar com os Estaduais e agora será realizado paralelamente ao Campeonato Brasileiro, cujo início foi antecipado em 2026. Com dez datas, a disputa irá de 25 de março a 7 de junho. Sobre o novo regulamento, agora são quatro grupos de cinco times. Com jogos entre os grupos, a primeira fase terá cinco rodadas. Avançam os dois melhores de cada, com o mata-mata tendo quartas de final (jogo único), semifinal (ida e volta) e final (ida e volta).

Bahia já havia ficado ausente nesta condição

Na história da Lampions, apenas três campeões não defenderam o título no ano seguinte. A primeira vez foi em 2003. Então bicampeão em 2001/2002, o Bahia não quis disputar a edição marcada pela cisão desencadeada pela CBF. Assim, acabou sendo um torneio esvaziado, apesar de essencial na ação judicial que anos depois resultou na volta oficial.

O retorno do Nordestão aconteceu em 2013, cuja “orelhuda” ficou com o Campinense. Porém, o clube não se classificou para a edição seguinte porque não chegou à final do Estadual do mesmo ano. Os finalistas do Paraibano foram os rivais Botafogo (campeão) e Treze (vice). Ainda que o campeão nordestino não tenha tido vaga automática posteriormente, e acho que deveria, os outros vencedores campeões conseguiram a vaga regional. Assim como o Bahia, que acaba ficando de fora em 2026 por outro motivo.

A seguir, confira os prováveis classificados à Copa do Nordeste de 2026 e a origem de cada vaga, sendo 18 pelos Estaduais de 2025 e 2 pelo Ranking de 2026. Ainda vale pontuar que o modelo econômico da competição segue em negociação, incluindo a venda de todos os pacotes de transmissão na TV. A edição de 2025, vencida pelo Baêa, distribuiu R$ 51 milhões.

3 representantes do Ceará

Campeão: Ceará (21ª participação)

Vice: Fortaleza (18ª participação)

Ranking: Ferroviário (8ª participação)*

* O Maracanã alega ter a vaga pela 3ª colocação no Estadual

3 representantes da Bahia

Vice: Vitória (22ª participação)

3º lugar: Jacuipense (4ª participação)

Ranking: Juazeirense (8ª participação)*

* O Atlético alega ter a vaga pela 4ª colocação no Estadual

2 representantes de Pernambuco

Campeão: Sport (19ª participação)

Vice: Retrô (5ª participação)

2 representantes de Alagoas

Campeão: CRB (22ª participação)

Vice: ASA (7ª participação)

2 representantes do Rio Grande do Norte

Campeão: América (21ª participação)

Vice: ABC (21ª participação)

2 representantes do Maranhão

Campeão: Maranhão (3ª participação)

Vice: Imperatriz (4ª participação)

2 representantes da Paraíba

Campeão: Sousa (6ª participação)

Vice: Botafogo (22ª participação)

2 representantes de Sergipe

Campeão: Confiança (18ª participação)

Vice: Itabaiana (7ª participação)

2 representantes do Piauí

Campeão: Piauí (2ª participação)

Vice: Fluminense (4ª participação)

Fonte: Jornalista Cassio Zirpoli

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

América/RN de futsal é bicampeão do Rio Grande do Norte

 


A camisa pesou. De virada, o América venceu o Apodi no segundo jogo da final e tornou-se bicampeão potiguar. O Alvirrubro conquistou seu 40° título estadual com uma vitória fora de casa, na noite deste sábado (6), por 3 a 2.

Os gols da vitória americana, que garantiu a taça, foram marcados por Higor Timóteo (2) e Richardson.

A equipe alvirrubra fecha a competição com chave de ouro e de forma invicta. Em 13 jogos, foram 11 vitórias e dois empates. O time encerra o campeonato com o melhor ataque, e o pivô Betinho Potiguar foi consagrado artilheiro da competição, com 19 gols.

Maior vencedor da história do futsal potiguar, o América alcança agora seu 40° título — sendo 28 campeonatos estaduais e 12 campeonatos metropolitanos.

Fonte: João Gabriel | América FC

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

estadual Potiguar Feminino: definidos os confrontos das semifinais da competição 2025

 Quatro equipes seguem na disputa do título do Campeonato Potiguar Feminino e pelas vagas na Série A3 do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2026. União, Potyguar Seridoense, Estrela Potiguar e Monamy estão classificados para as semifinais da competição. A fase de grupos foi encerrada no último domingo (30), quando foram definidos os confrontos da fase eliminatória.



Na próxima fase, o União enfrenta o Estrela Potiguar, enquanto o Potyguar Seridoense jogará contra o Monamy, ambas as partidas acontecem em jogo único no Estádio Juvenal Lamartine, em Natal. As datas e horários ainda serão divulgados pela Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF).

Grupo A

No Grupo A, o União encerrou a fase de grupos com 15 pontos e 100% de aproveitamento – sendo cinco vitórias conquistados em cinco jogos disputados. Na última rodada, as atuais campeãs golearam o Gramoré por 9 a 0, com gols de Emmily (3), Priscila (3), Aninha (2) e Lora Soure.


O Monamy, por sua vez, avançou em segundo lugar com 12 pontos. A classificação foi confirmada na 5ª rodada após vencer o Baraúnas por WO, diante do não comparecimento da equipe mossoroense na partida – que alegou quebra de acordo por parte da direção para justificar a ausência no Juvenal Lamartine.Globo e Potiguar de Mossoró encerraram suas participações com empate sem gols. A equipe de Ceará-Mirim terminou na lanterna da chave, com apenas um ponto conquistado em cinco jogos, e o time mossoroense em quarto lugar – com quatro pontos.

Classificação do Grupo A
  1. União – 15 pontos
  2. Monamy – 12 pontos
  3. Gramoré – 9 pontos
  4. Potiguar de Mossoró – 4 pontos
  5. Baraúnas – 3 pontos
  6. Globo – 1 ponto

Grupo B

Potyguar Seridoense e Estrela Potiguar avançaram no Grupo B com 10 pontos cada – ambos com três vitórias e um empate. No entanto, no critério de desempate, a equipe de Currais Novos fica à frente no saldo de gols – 22 a 13. O time seridoense folgou nesta rodada.

Na última rodada, o Estrela bateu o Parnamirim por 2 a 0 com gols de Demilly e Mariana. Enquanto o ABC se despediu da competição com goleada diante do Alecrim por 6 a 1. Lorrana (4) e Gisele (2) anotaram para as alvinegras e Raylma descontou para as alviverdes.
classificação do Grupo B
  1. Potyguar Seridoense – 10 pontos
  2. Estrela Potiguar – 10 pontos
  3. ABC – 6 pontos
  4. Alecrim – 3 pontos
  5. Parnamirim – 0 pontos

Semifinais do Campeonato Potiguar Feminino

  • União x Estrela Potiguar
  • Potyguar Seridoense x Monamy

Santa Cruz do Inharé e Corintians podem voltar ao profissional em 2025

 

  

As equipes do Corintians de Caicó e Santa Cruz do Inharé já estudam suas voltas ao futebol do Rio Grande do Norte para a temporada 2026. Representantes dos dois clubes estiveram recentemente na FNF para verificar a situação documental das agremiações, com o objetivo de retornar às competições oficiais no próximo ano.

No caso do Santa Cruz, a participação no futsal em 2025 — coroada com o título que garantiu a vaga na elite do futsal potiguar em 2026 — reacendeu o interesse de empresários locais e do deputado Tomba Farias em apoiar também o retorno do clube ao futebol de campo. A tendência inicial é que o Santa volte através das categorias de base, já se organizando para disputar a 2ª divisão, especialmente após a mudança no regulamento que agora promove duas equipes. O clube conta ainda com seu estádio próprio, restando apenas alguns ajustes estruturais para colocá-lo à disposição do Gavião do Trairy.

Corintians de Caicó, impulsionado pela excelente campanha no futsal — com ginásios lotados por onde passou — e pela forte cobrança da torcida, também começa a se reorganizar. Segundo informações de um repórter caicoense, o prefeito Álvaro Dias já sinalizou apoio ao retorno do futebol profissional em Caicó. No entanto, o maior obstáculo é o local para mandar seus jogos, já que o Marizão estaria atualmente inviável para receber público, necessitando de reformas urgentes.

Ainda de acordo com o jornalista, caso o Corintians confirme a volta e dispute a 2ª divisão em 2026, três cidades surgem como opções para receber os jogos do Galo do SeridóJardim de PiranhasSerra Negra do Norte ou Cruzeta.

Agora, resta aguardar os próximos passos e torcer pelo fortalecimento do futebol do Seridó e do Trairy!

Por: Terradaxelita