quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Rio Grande SAF apresenta elenco em evento na FNF

 



O mais novo clube do Rio Grande do Norte está pronto para sua primeira competição profissional. O Rio Grande SAF apresentou o elenco para a disputa do Campeonato Potiguar Segunda Divisão em evento na tarde desta quarta-feira (21), na sede da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol. 

O presidente do Rio Grande, Fernando Heltai, contou que o time chega com grandes ambições. O primeiro objetivo é o acesso à primeira divisão estadual, com vistas em uma futura vaga no Campeonato Brasileiro Série D. "Montamos um elenco forte e dispomos de todos os recursos necessários para a comissão técnica em busca desse objetivo", discursou.

Uma das medidas na busca pelo acesso foi a contratação do técnico Higor César. Para a escolha do nome, os dirigentes contaram que foi feita uma pesquisa sobre qual o profissional com mais acessos no Campeonato Potiguar. 

No elenco, jovens da categoria Sub-20 e nomes conhecidos da torcida potiguar, como o goleiro Lucão, vindo do América e Erivelton, autor do gol do acesso do ABC para a Série B em 2016. 

O Rio Grande inicia a jornada com grandes investimentos e a certeza do desafio. Com novas SAF's no RN e clubes com novos investimentos no futebol, o nível da Segunda Divisão neste ano promete ser alto. "Sabemos que essa edição será uma das mais disputadas dos últimos anos. Não me lembro de ter visto uma segunda divisão tão disputada quanto essa. Mas viemos para ser campeões e conseguir o acesso", completou o presidente Fernando Heltai.

fonte FNF

Definido a segunda divisão 2024 com premiação inédita


 O Conselho Técnico para realização do Campeonato Potiguar Segunda Divisão 2024 reuniu os representantes dos clubes participantes nesta terça-feira (13), na sede da FNF. Na ocasião, o presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, José Vanildo, anunciou o prêmio no valor de R$50 mil para o campeão. É a primeira vez que o vencedor da categoria receberá prêmio em dinheiro.

Alecrim, Laguna, Parnamirim, QFC, Rio Grande e UNIVAP disputarão o título e o acesso à Primeira Divisão Estadual.

Critérios técnicos 

A disputa segue o modelo de pontos corridos, com jogos de ida e volta, conforme adotado nos últimos anos. 

Os clubes sugeriram data limite para inscrição de atletas, que será até o último dia ÚTIL antes da 6ª rodada. Poderão participar atletas de 16 a 23 anos, com a possibilidade dos clubes utilizarem até sete atletas acima da idade em cada partida.

Estádios 

Na confirmação de participação, os clubes indicaram seus locais de mando. O Laguna jogará no Nazarenão, o Univap no Antônio Lopes Filho, o Rio Grande no Gonzagão, o QFC no Pascoal de Lima, enquanto Parnamirim e Alecrim mandarão seus jogos no Barrettão. 

A bola da competição será a Penalty Campo S11 R2. A FNF distribuirá três bolas antecipadamente a cada uma das equipes. A cada rodada, os mandantes receberão mais três bolas.

O dia 21 de setembro é a data prevista para início da competição, que segue até 24 de novembro. 

A TV FNF transmitirá ao vivo os jogos do Campeonato Potiguar Segunda Divisão. O canal que transmite os jogos do Estadual em todas as categorias se aproxima da marca de 5 milhões de visualizações, e levará as emoções também da Série B Potiguar para todo o mundo.

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Novos árbitros formados pela FNF: 59 homens e 11 mulheres

 



A Escola de Formação de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Norte está celebrando a formação de cerca de 70 árbitros de futebol neste mês de agosto. A turma de alunos realizou os testes teóricos e práticos na última semana, com índices de aprovação em torno de 80%.

No final de agosto, haverá uma reavaliação para os que não obtiveram aprovação ou não cumpriram os testes por motivos médicos. Até lá, a EFAF oferecerá aulas de recuperação, além de aulas de aprimoramento gratuitas para os aprovados. 

Os novos árbitros poderão seguir carreira no quadro estadual profissional após passarem por testes específicos. A comissão estadual  responsável pelo quadro de árbitros da Federação Norte-rio-grandense de Futebol realizará os testes para ingresso no quadro estadual no fim do ano. Os aprovados poderão atuar em competições promovidas pela federação em 2025.

A turma de alunos conta com a presença de 11 mulheres. O número é quase o triplo do atual quadro da CEAF, que possui quatro árbitras. Embora o número reflita uma menor participação em comparação ao masculino, o crescimento destaca a busca pela diversidade e a inclusão na formação de novos profissionais. 

Segundo a aluna Silvania Moura, árbitra de fut7e futsal, o número é significativo no caminho de uma equidade de gênero no esporte. “O quadro feminino atual é muito carente, mas temos boas árbitras que são uma grande referência. Fiquei muito feliz em ver outras mulheres quando comecei o curso, e fico feliz que outras façam parte disso", comentou. 

E acrescentou: "acredito que nós, fazendo esse curso, seremos espelho para outras. Vou trilhando meu caminho e encorajando outras mulheres para que elas entendam que também podem ser o que elas quiserem”, finalizou.

 Foto: FNF


Rebaixamento Serie C: Se liga ABC

O ABC vai enfrentar o Sampaio Corrêa/MA no estádio Castelão, em um jogo crucial pela 17ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro na próxima segunda-feira 12, às 20h. O time potiguar ocupa a 13ª posição na tabela, com 18 pontos, apenas três a mais que o Sampaio Corrêa, que abre a zona de rebaixamento. Em busca de melhorar o desempenho ofensivo da equipe, Fonseca planeja mudanças no time titular. Uma das novidades deve ser a entrada de Emerson Galego, ex-Petrolina, no lugar de Iago. A partida é vista como decisiva para as pretensões do ABC na competição.

Em busca de melhorar o desempenho ofensivo da equipe, Fonseca planeja mudanças no time titular. Uma das novidades deve ser a entrada de Emerson Galego, ex-Petrolina, no lugar de Iago. A partida é vista como decisiva para as pretensões do ABC na competição.

f: agoraRN

Vai se desenhando a Segunda Divisão 2024

 

A disputa do Campeonato Potiguar Segunda Divisão que será iniciado em setembro começa a se desenhar. Na sede FNF(6/8) recebeu quase o dobro de clubes interessados em um Conselho Técnico da competição, ja que em 2023 foram só seis clubes 

Esta ano compareceu onze clubes que mostraram interesse na participação da segundona na edição 2024. Foram Alecrim, Centenário, Estrela Potiguar, Laguna, Parnamirim, Potyguar Seridoense, QFC, Riachuelo, Rio Grande e Univap enviaram representantes. Visão Celeste declarou interesse via ofício. 

A previsão de início do torneio é 21 de setembro. Como na última edição, a proposta inicial para este ano é de uma disputa de ida e volta em pontos corridos. O confronto direto é o primeiro critério de desempate.

Todos os detalhes serão discutidos em nova reunião a ser realizada na próxima terça-feira (13), às 14h30, na FNF. Com o número de participantes, poderá ser confirmado o sistema de disputa e todas as propostas.

Com duas equipes novatas, QFC e Rio Grande, ao lado de equipes tradicionais como Alecrim e Potyguar Seridoense, a disputa promete ser acirrada, segundo o presidente da FNF, José Vanildo. "Será um Campeonato forte, bonito, disputado e que vai chamar a atenção. Nosso futebol está mudando, e percebemos o sucesso nas últimas edições dos campeonatos de base, com grande número de participantes e uma disputa equilibrada", comentou.

Em 2023, Alecrim, Baraúnas, Laguna, Mossoró, Parnamirim e Riachuelo disputaram a competição. O Baraúnas conquistou a vaga na primeira divisão estadual.


segunda-feira, 5 de agosto de 2024

América: No conjunto de jogadores e comissão fracassados, só torcida que foi competente

 


O América perdeu para o Retrô/PE nos pênaltis na partida deste domingo (4/8), na decisão pela segunda fase da Série D, e está eliminado do Campeonato Brasileiro D 2024. A partida aconteceu na Arena Pernambuco e finalizou com a vitória do time pernambucano rumo às oitavas de final. Ao todo, o Alvirrubro marcou seis gols na cobrança, enquanto o time pernambucano acertou sete lances.

Nas tentativas do América, Souza marcou o primeiro gol na cobrança. Na sequência, os lances com sucesso foram feitos por Norberto, Salazar, Pedroso, Ferreira e Renan Bragança. O zagueiro Alan e Marcos Ytalo perderam os pênaltis. Alan, que foi o responsável pelo gol do Retro no jogo e em parte falhou no lance da expulsão de Jansen, não tinha condições mentais para se arriscar numa cobrança, fez e caiu na desgraça da torcida de vez. Marcos Ytalo, um ídolo da torcida bateu o pênaltis final que daria a classificação de forma bisonha, que até parece que fez de proposito. Após eliminação os jogadores choraram em campo e dai que adianta essas lagrimas, seriam de crocodilos, repteis que tem a estranha e misteriosa tendência de derramar lagrimas durante sua alimentação.

Renan Bragança, teve destaque no jogo, salvou durante jogo, pegou pênaltis e ainda marcou na cobranças, contudo, Danrley do rival defendeu três cobranças e garantiu a Fênix na próxima fase da Série D.

O Retrô/PE vai enfrentar o Manauara-AM, que se classificou goleando por 5x2, pelas oitavas de final da Série D. Será que não foi melhor entrar logo de férias, mesmo com a imensa tristeza que a grande massa americana sentiu, pois este time de fracassados, com uma SAF sem consistência e treinador mediano, certamente não teria cacife para seguir até a fase de classificação para serie C.

Boas férias americanos, cinco meses de recuperação da saúde mental

 


sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Luidy, do América, em busca do tri - acesso

 


Atacante com vasta experiência, Luidy chegou recentemente ao América e ele tem a favor o bom retrospecto recente em competições nacionais com acessos. Nos dois últimos anos com o Vitória em 2022 da Série C para a Série B, e na sequência com o Operário em 2023 também da Série C para a Série B. No  Operário Ferroviário teve participação decisiva tendo participado na oportunidade de 18 das 25 partidas realizadas pelo Fantasma na competição nacional.

Para seguir com o sonho de conquistar o tri acesso consecutivo, o América de Luidy precisa superar o Retrô na segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. No primeiro encontro entre as equipes, empate em 1 a 1.


Alecrim tem cinco integrantes na seleção do Estadual sub 17

 


O Alecrim Futebol Clube foi o grande campeão do Estadual potiguar de futebol sub 17 de 2024. Além da conquista do título inédito, cinco integrantes do alviverde foram escolhidos para a seleção da competição. O público escolheu, e os "Melhores do Campeonato Potiguar Sub-17" 

Kauã Gabriel Filgueira é o artilheiro da competição e foi escolhido pelo público o "Craque do Campeonato". Para Kauã, o troféu é o o resultado do esforço e trabalho que vem sendo feito. "Desde o início do ano estamos trabalhando forte. O troféu significa que o trabalho está dando certo", comentou. 

Felipe Soares Dantas, do Santa Cruz, foi eleito o "Melhor Goleiro ". Felipe comemorou o troféu e a visibilidade que o prêmio traz aos atletas. "É uma forma muito boa de dar visualização para o futebol potiguar, principalmente para o futebol de base, que vem crescendo muito", elogiou.

O "Melhor Treinador", Leandro Agostinho de Aguiar, do Santa Cruz, agradeceu aos dirigentes do clube pela confiança e também à Comissão Técnica, especialmente o treinador Neto Ramos. "Se hoje estou aqui, é por causa dele. Muito feliz pela conquista", comemorou. 

A cerimônia contou com a entrega dos prêmios financeiros aos campeões. O Campeão Alecrim levou para casa o cheque de R$10 mil, entregue ao presidente Josenildo Lins, que prometeu colocar o clube novamente na elite do futebol potiguar. "É muito boa a sensação de receber uma taça de campeão novamente. Na Segunda Divisão, a gente vem forte tentando fazer com que o Alecrim volte ao cenário do futebol do RN na Primeira Divisão em 2025", prometeu.

O vice-campeão, Santa Cruz de Natal, recebeu o cheque de R$5mil. O representante, Lupércio Segundo, diz que enxerga o crescimento e valorização dos campeonatos de base. "Esse é o grande patrimônio do nosso futebol. Tem crescido o apoio da FNF a essas competições, o olhar com profissionalismo. O maior e exemplo disso são as transmissões, que são o que de fato colocam nosso produto na prateleira mais alta. Isso é o que faz com que a gente acredite, aposte e coloque o suor do nosso trabalho na competição. É um gesto simples, mas que tem muito valor", elogiou Lupércio. 

Na ocasião, foi divulgada a Seleção do Campeonato Potiguar Sub-17, uma eleição dos treinadores das equipes semifinalistas. 

Seleção Campeonato Potiguar Sub-17

1 - Elielson - Alecrim

2 - Pedro - Alecrim

3 - Arthur Braz - Santa Cruz

4 - Ismael - América

5 - Elias - QFC

6 - Thacio - Alecrim

7 - Kauê - QFC

8 - Lucas Couto - ABC

9 - Kauã - Santa Cruz

10 - Gustavinho - Alecrim

11 - Edu Pantera - Fábrica de Craques

Técnico: Geilson - Alecrim

Revista dos EUA prevê 22 pódios do Brasil em Paris; veja projeções de 2000 a 2024

 previsão de medalhas da revista Sports Illustrated é quase uma tradição olímpica em relação ao acompanhamento do evento. Trata-se de uma análise da revista norte-americana sobre os resultados de todas as competições nos Jogos Olímpicos. Em 2024 o quadro aponta os vencedores das 1.041 medalhas nas 329 provas. Dessas, 22 deverão ser do Time Brasil. No blog, levantei as estimativas da magazine nas últimas sete edições. Considerando todas as opções possíveis (ouro, prata, bronze e total), só uma projeção da SI sobre a delegação brasileira foi exata. No caso, sobre as 15 medalhas conquistadas na China, em 2008.

Sobre os Jogos de Paris, a previsão dos especialistas da SI aponta um desempenho com mais pódios do que em Tóquio, quando o país conseguiu 21 medalhas. Desta vez seriam cinco ouros, através do boxe feminino (Beatriz Ferreira, até 60 kg), skate street feminino (Rayssa Leal), surfe masculino (Gabriel Medina), vôlei de praia feminino (Ana Patrícia Ramos e Duda Lisboa) e vôlei de quadra masculino. No recorte desde 2000, a revista contabiliza um “saldo negativo” de dez ouros em relação às estimativas do Time Brasil.

A seguir, veja as previsões e os resultados do Time Brasil nas últimas edições. O quadro tem dados da Sports Illustrated, com exceção de 2020, quando foi o cenário levantado pela Gracenote.

2024 – Paris

Previsão: 5 ouros, 8 pratas e 9 bronzes (22 medalhas)

2020 – Tóquio

Previsão: 5 ouros, 5 pratas e 11 bronzes (21 medalhas)
Resultado: 7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes (21 medalhas)

Saldo: +2 ouros, +1 prata e -3 bronzes (acertou o total de medalhas)
* Projeção feita pela agência de dados Gracenote

2016 – Rio de Janeiro

Previsão: 6 ouros, 4 pratas e 10 bronzes (20 medalhas)
Resultado: 7 ouros, 6 pratas e 6 bronzes (19 medalhas)
Saldo: +1 ouro, +2 pratas e -4 bronzes (-1 medalha)

2012 – Londres

Previsão: 8 ouros, 4 pratas e 12 bronzes (24 medalhas)
Resultado: 3 ouros, 5 pratas e 9 bronzes (17 medalhas)
Saldo: -5 ouros, +1 prata, -3 bronzes (-7 medalhas)

2008 – Beijing

Previsão: 5 ouros, 3 pratas e 7 bronzes (15 medalhas)
Resultado: 3 ouros, 4 pratas e 8 bronzes (15 medalhas)
Saldo: -2 ouros, +1 prata, +1 bronze (acertou o total de medalhas)

2004 – Atenas

Previsão: 4 ouros, 4 pratas e 4 bronzes (12 medalhas)
Resultado: 5 ouros, 3 pratas e 3 bronzes (11 medalhas)
Saldo: +1 ouro, -1 prata, -1 bronze (-1 medalha)

2000 – Sidney

Previsão: 5 ouros, 2 pratas e 1 bronze (8 medalhas)
Resultado: 0 ouro, 6 pratas e 6 bronzes (12 medalhas)
Saldo: -5 ouros, +4 pratas, +5 bronzes (+4 medalhas)

Resumo das projeções de 2000 a 2020

Previsão: 33 ouros, 22 pratas, 45 bronzes (100 medalhas)
Resultado: 25 ouros, 30 pratas, 40 bronzes (95 medalhas)
Saldo: -8 ouros, +8 pratas, -5 bronzes (-5 medalhas)
* Somando cinco projeções da Sports Illustrated e uma da Gracenote

site:https://cassiozirpoli.com.br/

ABC x São José: O jogo do fico

Embora alguns atletas tenham revelado que ainda sonham com a classificação do ABC, a partida  diante do São José-RS(3/8), no Frasqueirão, está sendo encarada pela comissão técnica como o “jogo do fico”. O treinador Roberto Fonseca trabalhou o foco do grupo, destacando que será importante a conquista de um resultado positivo para deixar o clube potiguar a um passo de se livrar de qualquer risco de rebaixamento.

O comandante alvinegro não quer ver os atletas com um foco amplo dentro da competição. Ele deseja concentrar todas as atenções do grupo no próximo adversário, por considerar que, quanto antes se livrar do risco de entrar na luta contra o rebaixamento, mais tempo a equipe terá para partir para o tudo ou nada em busca de conquistar uma arrancada final nesta primeira fase, rumo ao G-8.

A equipe ainda pode chegar no Z-8, pois a partir desta 16ª rodada, o clube não pega mais nenhum adversário que esteja à sua frente: São José-RS – casa, Sampaio Corrêa – fora, Caxias – fora e Aparecidense – casa. Teoricamente falando, todos estão dentro do mesmo nível e, na visão de Wellington Reis, podem ser superados. Mas a questão é que, fora o São José, que está com o destino definido, todos os demais ainda lutam para escapar da zona de rebaixamento, fato que aponta para a realização de três decisões.

 

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Baixo rendimento fora de casa gera preocupação no América



 Para manter vivo o sonho do acesso à Série C, o América de Natal precisa passar pelo Retrô no domingo, 4, na Arena de Pernambuco. O empate por 1 a 1 em Natal deixou o confronto aberto, mas o rendimento ruim fora de casa gera preocupação no alvirrubro.

Em sete jogos como visitante nesta Série D, o América venceu apenas um, empatou quatro e perdeu dois - 33,3% de aproveitamento. Por outro lado, o Retrô venceu seis das sete partidas que fez na Arena de Pernambuco - 85,7% de aproveitamento.

O vencedor do duelo de domingo avança para as oitavas de final. Se houver um novo empate, a decisão da vaga será nos pênaltis. 


Com informação do Ge - Natal