
O pontapé inicial será dado para o Campeonato Potiguar de 2026 neste fim de semana. O ABC busca quebrar o jejum de três anos sem título, enquanto o América quer o tetracampeonato estadual que não acontece desde 1982. Já Laguna, Potiguar de Mossoró e QFC, recém-promovido à primeira divisão, surgem como fortes coadjuvantes no torneio.
A competição também contará com o retorno do Potyguar Seridoense, vice-campeão estadual em 2009, após duas temporadas na segunda divisão, e as participações de Globo e Santa Cruz de Natal, que chegaram ao mata-mata na última edição e também querem repetir o enredo de 2025.
O primeiro jogo acontece neste sábado (10), entre América e Potyguar Seridoense. Já no domingo, três partidas completam a primeira rodada: ABC x Laguna; Santa Cruz de Natal x Potiguar de Mossoró; e Globo x QFC.
Regulamento e formato de disputa
O Estadual deste ano repetirá o formato da disputa do ano passado. Na primeira fase, as oito equipes vão se enfrentar em jogos somente de ida. Os dois melhores avançam direto às semifinais. Os dois últimos colocados são rebaixados automaticamente à segunda divisão de 2026.
Já os classificados do 3º ao 6º lugar na fase de grupos se enfrentarão em um mata-mata classificatório, que será disputado em jogos de ida e volta. Com os confrontos sendo desta forma: 3º colocado x 6º colocado e 4º colocado x 5º colocado. O melhor classificado terá o mando de campo na segunda partida.
Os vencedores avançam às semifinais, com a equipe classificada de menor colocada na fase de grupos contra o 1º lugar, enquanto o melhor colocado enfrentará o 2º lugar da primeira fase também em jogos de ida e volta, com o 1º e 2º realizando a segunda e decisiva partida com seu mando de campo. Os dois classificados fazem a grande final, em jogos de ida e volta.
Em todas as fases, não haverá vantagem para qualquer uma das equipes. Em caso de empate ao término do tempo regulamentar, a definição do vencedor será na disputa por pênaltis, conforme as normas do International Board. Já em relação a pontuação geral, não será contabilizado os pontos obtidos no mata-mata classificatório.
Os cartões amarelos não serão zerados entre as fases do Estadual, sendo de exclusiva responsabilidade dos clubes o controle de cartões recebidos por seus atletas e comissão técnica. Assim como as demais responsabilidades administrativas e técnicas previstas no estatuto da FNF.
Critérios de desempate
- Maior número de vitórias
- Maior saldo de gols
- Maior número de gols marcados
- Confronto direto
- Menor número de cartões vermelhos recebidos
- Menor número de cartões amarelos recebidos
- Sorteio público na sede da FNF
Vagas nas competições
De acordo com o regulamento, as vagas para a disputa da Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro de 2027, que tenham como critério técnico o Campeonato Potiguar de 2026, serão distribuídas de acordo com os critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Prazo para inscrição
Os clubes participantes do Campeonato Potiguar terão como data limite o dia 27 de fevereiro de 2026 para a inscrição de atletas para a disputa da competição com publicação no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. É vedada a participação de atletas com idade inferior a 16 anos completos, assim como atletas não profissionais que completarem 20 anos de idade.
Dentre os atletas relacionados na súmula entre titulares e reservas, poderão ser incluídos no máximo cinco na condição de não profissionais, com menos de 20 anos completos e mais de 16 anos completos.
Como chegam os clubes?
ABC
Maior vencedor da história do Campeonato Potiguar com 57 títulos, o ABC busca quebrar o jejum incômodo de três anos sem vencer o Estadual. O maior jejum do clube sem conquistar foi entre 1985 e 1989. Além disso, o alvinegro vive um cenário de reconstrução após o rebaixamento à Série D do Campeonato Brasileiro – o segundo da história do clube.
Sob o comando de Marcelo Chamusca, o ABC quer deixar de lado os capítulos das últimas temporadas e reescrever uma nova história a partir de 2026, com a conquista do Campeonato Potiguar entre as prioridades da diretoria, além do acesso à Série C de 2027.

Junto a isso, a direção alvinegra optou pela reformulação completa do elenco que terminou a última temporada, com a manutenção do atacante e ídolo Wallyson e alguns jogadores da base, além do retorno de outro nome expressivo na história do clube: o volante Edson, que volta ao time do coração após 12 anos.
Desempenho em 2025: Vice-campeão (1ª divisão)
América
Tricampeão estadual na última edição após 35 anos, o América almeja mais uma marca que não acontece desde 1982: o tetracampeonato potiguar e ampliar a sequência de títulos que se estende desde 2023. Depois de bater na trave na Série D, ao não conquistar o acesso, a diretoria da SAF optou por mudanças: saíram o executivo Constantino Júnior e o técnico Gerson Gusmão para as chegadas de Ramon Bisson e Ranielle Ribeiro, respectivamente, nesta ordem.
O alvirrubro manteve a base da equipe que terminou a última temporada com as permanências de pilares do elenco como o zagueiro Lucas Rodrigues, o lateral-direito Ricardo Luz, o volante Alexandre Aruá e o meia Souza, o último sendo a principal referência técnica e artilheiro do time nos últimos dois anos.

Entre as contratações realizadas para a próxima temporada, o América acertou o retorno do volante Judson, que volta ao clube após quase dez temporadas. Revelado pelo alvirrubro e natural de Arez, o jogador chega com a missão de suprir a lacuna deixada com a saída de Ferreira e ser umas das lideranças em campo.
Desempenho em 2025: Campeão (1ª divisão)
Globo
O Globo busca repetir a história de 2025, quando chegou ao mata-mata classificatório, e surpreendeu mais uma vez no Campeonato Potiguar. Campeão em 2021, o clube de Ceará-Mirim está sob uma nova gestão, por meio de uma parceria estratégica com a empresa Barun Management, sediada na Tailândia. Entre as novidades, está a chegada do ex-jogador Renatinho Carioca como diretor executivo.
A diretoria acertou a contratação do técnico Roberto Neves, que já trabalhou no futebol potiguar pelo Atlético Potengi e Potiguar de Mossoró, em 2015 e 2017, respectivamente, nesta ordem. No currículo, também treinou América-PE, Atlético Catarinense, Caravaggio, Cabense e Ypiranga-PE, além de clubes dos Estados Unidos, como Atlanta Silverbacks e Miami Dade FC.
Desempenho em 2025: 6º colocado (1ª divisão)
Laguna
Com alegria de jogar futebol, o Laguna chega embalado ao Campeonato Potiguar após a campanha da última temporada – com o terceiro lugar que assegurou vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro – para fazer frente mais uma vez a ABC e América. Na direção, o time vegano acertou a chegada de Rafael Fernandes ao cargo de diretor-presidente no lugar de Rafael Eschivari.
Gustavo Nabinger segue como técnico da equipe, sendo o único remanescente do cargo do Estadual de 2025. Um dos fundadores e sócios da SAF de Tibau do Sul, Nabinger vai para a terceira temporada à frente do clube. Ele também esteve no comando em 2022 e 2023.
Desempenho em 2025: 3º colocado (1ª divisão)
Potiguar de Mossoró
Ainda sem poder contar com o Estádio Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, em Mossoró, o Potiguar de Mossoró terá que disputar o Campeonato Potiguar mais uma vez longe da sua cidade e do seu torcedor. Em 2026, no entanto, a distância será menor: o clube mandará seus jogos no Estádio O Fião, em Serra do Mel, que fica a 36,8 km da terra de Santa Luzia.
Para 2026, a diretoria, agora encabeçada por Jerônimo Jales, apostou no retorno de um velho conhecido: o técnico Emanoel Sacramento, que comandará o clube pela sexta vez. Ele terá a missão de reconduzir o time ao cenário nacional em busca das vagas na Série D e na Copa do Brasil.
Desempenho em 2025: 4º colocado (1ª divisão)
Potyguar Seridoense
O Potyguar Seridoense correu contra o tempo para montar o elenco para a disputa do Campeonato Potiguar. Após conquistar o acesso, a diretoria do time de Currais Novos optou pela renovação do técnico Anderson Lima para o comando da equipe no retorno à elite do futebol potiguar.
O clube também acertou as permanências do zagueiro Maquita, do volante Toró e dos atacantes Khevin e Robertinho para 2026. Além das contratações do lateral-esquerdo Gabriel Silva e dos atacantes Luiz Bahia e o togolês Fechale.
Desempenho em 2025: Vice-campeão (2ª divisão)]QFC
Estreante no Campeonato Potiguar, o QFC chega com boas expectativas após a conquista do acesso e do título da segunda divisão. A diretoria da SAF de Parnamirim manteve boa parte do elenco de 2025 e acertou a renovação do técnico João Paulo, que comandou a equipe na última temporada.
Entre os jogadores que renovaram com o clube para 2026, estão o experiente atacante Paulinho, artilheiro da equipe na Segundona, o goleiro Ewerton, capitão da Águia, o zagueiro Pedro Jorge, o lateral Carlos Júnior e o meia Dieguinho, destaques do elenco na conquista do acesso.
Desempenho em 2025: Campeão (2ª divisão)
Santa Cruz de Natal
Após uma temporada de altos e baixos, o Santa Cruz de Natal busca equilíbrio em 2026 para reencontrar os trilhos no Campeonato Potiguar de volta às boas campanhas dos últimos anos. Apesar da boa campanha na Série D, a diretoria optou pela não continuidade de Eugênio Gomes e trouxe Daniel Rocha para o comando técnico do Cardeal.
O jovem técnico disputou o último Estadual como auxiliar técnico de Leston Júnior no América durante a primeira fase da competição. Com mais de dez anos de experiência de trabalho nas categorias de base, Daniel terá à frente do Santa a segunda oportunidade como técnico de futebol profissional.
Desempenho em 2025: 5º colocado (1ª divisão)
Estádios que serão utilizados
- Arena das Dunas, Natal
- Estádio Barrettão, Ceará-Mirim
- Estádio Coronel José Bezerra, Currais Novos
- Estádio Domição, Senador Elói de Souza
- Estádio Francisco Ribeiro, Parnamirim
- Estádio Frasqueirão, em Natal
- Estádio O Fião, Serra do Mel
Maiores vencedores do Campeonato Potiguar
- ABC – 57 títulos
- América – 39 títulos
- Alecrim – 7 títulos
- Potiguar de Mossoró – 2 títulos
- Corintians de Caicó, Baraúnas, Globo e ASSU – 1 título
- 2025 – América
- 2024 – América
- 2023 – América
- 2022 – ABC
- 2021 – Globo
- 2020 – ABC
- 2019 – América
- 2018 – ABC
- 2017 – ABC
- 2016 – ABC
Nenhum comentário:
Postar um comentário