terça-feira, 14 de agosto de 2018

Copa Nordeste enfraquecida?


Fernando Ferreira, diretor da Pluri Consultoria, e referência em estudos sobre o futebol brasileiro, concedeu entrevista ao jornal O Povo, do Ceará, e mostrou pessimismo sobre o futuro da Copa do Nordeste, com o fim dos canais Esporte Interativo.

Para o diretor da Pluri, os clubes precisam pensar estrategicamente em focar nos campeonatos nacionais, principalmente as Séries A e B, onde estão os grandes volumes de recursos, além dos continentais Libertadores e Sul-Americana. “Tem que colocar na cabeça que, no futebol, 40% a 50% da receita em quase todo o mundo vem da TV. É a conta que mais sobe. As receitas de direito de transmissão são preponderantes. Os times precisam olhar onde está a televisão.”

O especialista vê poucas alternativas para a operação do Esporte Interativo em relação ao Nordestão. “A Globo não é (alternativa) para a Copa do Nordeste, neste momento, por estar passando por reestruturação. O SBT, por outro lado, para 2019 deve conseguir. Mas o SBT não é um parceiro confiável do futebol, é errático, entra e sai. Às vezes mostra interesse. Não tem tradição com futebol. Não o vejo como alternativa”, explica.

Do blog – Mais do que a Copa do Nordeste, os estaduais também correm sérios riscos a partir do fim dos canais Esporte Interativo, conforme já se manifestou o presidente da FNF, José Vanildo, em nota oficial:

Nota oficial

Com o anúncio da programadora Turner na última quinta-feira(9), ao comunicar o encerramento dos canais Esporte Interativo, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) recebeu com muita surpresa e lamenta profundamente tal notícia e seu impacto no mercado esportivo. A FNF está buscando o entendimento para que os clubes filiados não possam ser prejudicados.

A FNF tem contrato com a TV Esporte Interativo nos direitos de transmissão do Campeonato Potiguar em diversas plataformas, entre elas tv fechada, por mais quatro anos. Vamos aguardar ser notificados e buscar as tratativas legais para defender o nosso futebol, propagando e buscando melhorias contínuas.

A TV Esporte Interativo foi um grande parceiro, plataforma de comunicação de sustentação para facilitar o trabalho de emissoras, divulgando o futebol do Nordeste, suas marcas, atletas, fortalecendo o produto Nordeste, fica aqui nosso muito obrigado, reconhecendo toda a parceria realizada.
A Liga do Nordeste garantiu, por meio de nota oficial, que os compromissos com os clubes e parceiros comerciais estão mantidos em 2019, projetando o compromisso de buscar o crescimento nos anos seguintes.

O SBT Nordeste também já garantiu em nota oficial: “que todos os compromissos e responsabilidades de transmissão da competição esportiva da Copa do Nordeste na TV aberta estão assegurados e mantidos para o ando de 2019”.

A FNF trabalha para buscar novas alternativas, ativos sustentáveis, e para isso irá convocar clubes para, em assembleia, avaliar novos cenários e definir um plano de trabalho para fortalecer o futebol do Rio Grande do Norte, de forma coletiva, juntos para construir um novo momento.

Jose Vanildo da Silva
Presidente da FNF

fonte: Iuri Seabra – Assessoria da FNF
blog marcos lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário