
Alberi
Concedido aos craques do futebol nacional que disputam a Primeira Divisão do Brasileirão desde 1970, a honraria, idealizada pela Revista Placar e que desde 2007 recebeu o apoio da ESPN, premia o melhor atleta de cada posição, além do melhor jogador da competição, que leva a Bola de Ouro.
Em toda a história da Bola de Prata, apenas um clube do RN teve jogador contemplado com a premiação, o ABC. Na terceira edição do prêmio, em 1972, o craque Alberi, vestindo o Manto Sagrado abecedista, foi um dos 11 premiados.
A seleção do Brasileiro daquele ano, teve: Leão (Palmeiras/SP), Aranha (Remo/PA), Figueroa (Internacional/PA), Beto Bacamarte (Grêmio/RS), Marinho Chagas (Botafogo/RJ), Piazza (Cruzeiro/MG), Ademir da Guia (Palmeiras/SP), Zé Roberto (Coritiba/PR), Osni (Vitória/BA), Alberi (ABC/RN) e Paulo César Caju (Flamengo/RJ).
Fique por dentro de como funciona o prêmio:
Todos os jogos são assistidos por jornalistas da Placar e ESPN, sempre nos estádios, e atribuem notas de 0 a 10 aos jogadores. Ao final do campeonato, são premiados os jogadores com as melhores médias, por posição (somente os jogadores com mais de dezesseis jogos são levados em consideração). A melhor média de todas leva a Bola de Ouro.
Fonte: Site Oficial do ABC Futebol Clube
Nenhum comentário:
Postar um comentário