quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Frasqueirão 9 anos: Site portalnoar.com escalou os nove momentos mais emblemáticos da história do estádio



Por Miguel Medeiros
Há nove anos o torcedor do ABC ganhava sua “casa própria”. No dia 22 de janeiro de 2006 foi inaugurado o estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão. Quase uma década após a concretização de um sonho localizado na Rota do Sol, em Natal, o abecedista tem o local como motivo de orgulho.
Estádio completa nove anos de inauguração (Foto: Wellington Rocha)
Estádio completa nove anos de inauguração (Foto: Wellington Rocha)
Escolhido pelo jornal Diário de Natal à época como uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte, pouco tempo depois de sua primeira partida, o estádio foi palco de acontecimentos marcantes dentro e fora das quatro linhas.
A equipe de esportes do portalnoar.com escalou os nove momentos mais emblemáticos da história do estádio. De goleadas a velório, relembre os fatos mais marcantes da Frasqueira.
Confira a lista:
Nasce o Frasqueirão – Em uma tarde histórica para o futebol potiguar, no dia 22 de janeiro de 2006, o Frasqueirão recebeu sua primeira partida de futebol. ABC e Alecrim mediram forças em um amistoso para um público de 2.950 pagantes. Na ocasião, o marcante embate terminou na igualdade por 1 a 1, com o primeiro gol sendo marcado pelo jogador Da Cunha, do Alecrim, e o empate anotado por Kel, primeiro jogador alvinegro a balançar as redes da Frasqueira.
ABC conquistou a Série C do Brasileiro no Frasqueirão (Foto: Divulgação)
ABC conquistou a Série C do Brasileiro no Frasqueirão (Foto: Divulgação)
Retorno com público histórico – Amargando a Série C do Campeonato Brasileiro em 2010, o ABC recebeu o Águia de Marabá em um jogo de curioso horário: 10h da manhã. O forte sol não foi um problema diante da euforia da torcida, que lotou o estádio e registrou o maior público pagante da história. 16.150 abecedistas vibraram na vitória por 3 a 1, resultado que significou no retorno do Alvinegro à Série B do Campeonato Brasileiro do ano seguinte. Os gols do time potiguar foram marcados por Leandrão, Jackson e Claudemir.
Goleada e título diante do rival – Um dos títulos mais marcantes para o abecedista foi a expressiva goleada no maior rival, o América. Em 2007, o alvinegro conquistou o seu 46º título do Campeonato Potiguar ao bater o Alvirrubro por 5 a 2, no Frasqueirão. Na ocasião, brilhou a estrela do então jovem atacante Wallyson, que marcou quatro vezes no clássico.
Jogo entre ABC e Palmeiras foi marcado por tumulto no Frasqueirão, em 2013 (Foto: Wellington Rocha)
Jogo entre ABC e Palmeiras foi marcado por tumulto no Frasqueirão, em 2013 (Foto: Wellington Rocha)
Acesso emblemático – Um dos grandes jogos da história do estádio Frasqueirão aconteceu no dia 28 de novembro de 2007. Jogando em uma noite de quarta-feira, pela última rodada do octogonal final do Campeonato Brasileiro da Série C, o Mais Querido derrotou o Bragantino por 2 a 1 e, beneficiado pela vitória do Barras-PI sobre o Atlético/GO, também por 2 a 1, garantiu o acesso à Série B 2008. Foram 90 minutos de aflição. Com o time piauiense fazendo a sua parte, Alan e Wallyson garantiram o resultado em Natal e, ao apito final do árbitro Wilson Souza de Mendonça, após seis anos longe da segunda divisão, o Clube do Povo comemorou o retorno.
Campeão Brasileiro – O dia 20 de novembro de 2010 é uma data saudosa para o Frasqueirão e torcida abecedista. O momento significou para o Mais Querido a conquista do seu maior título, a conquista da Série C. Jogando em uma tarde de sábado, o Alvinegro, que havia vencido o primeiro jogo da decisão da competição por 1 a 0, em Uberlândia (MG), enfrentava o Ituiutaba/MG pelo confronto de volta da final. O empate sem gols foi suficiente para o clube se tornar o único campeão brasileiro do RN.
Vitória sobre a Chapecoense iniciou arrancada do ABC em 2013 (Foto: Wellington Rocha)
Vitória sobre a Chapecoense iniciou arrancada do ABC em 2013 (Foto: Wellington Rocha)
Internacional – Em 2014, o Frasqueirão teve um importante momento ao receber as seleções do México, da Itália e do Uruguai para treinamentos durante a Copa do Mundo. Além das seleções que disputaram o Mundial, o estádio também recebeu partidas internacionais em 2010. Foram dois amistosos com duas vitórias do Alvinegro. Primeiro, 4 a 1 sobre o AGOVV da Holanda, João Paulo, Edson e Felipe Moreira, duas vezes, fizeram os gols abecedistas. Depois, a equipe potiguar enfrentou o Boca Juniors, da Argentina, e venceu por 2 a 1, gols de João Paulo.
Arrancada salvadora – Lanterna no encerramento do primeiro turno da Série B de 2013, só um milagre livraria o ABC do rebaixamento para a Terceirona. E ele aconteceu. Com a força da torcida no estádio Frasqueirão, o Alvinegro conseguiu acumular uma incrível sequência de vitórias na competição e conseguiu se livrar da zona de rebaixamento após 26 rodadas. Foram seis vitórias consecutivas ao derrotar Chapecoense, Boa Esporte, Atlético-GO, Palmeiras, Joinville e São Caetano. O Guaratinguetá foi o clube que conseguiu parar o ABC após a sequência, na vitória por 4 a 2 no Frasqueirão, em jogo que foi marcado também pela expulsão do zagueiro Flávio Boaventura, ao brigar com o então companheiro de time, Giovanni Augusto.
Velório de Marinho Chagas aconteceu no Frasqueirão (Foto: Wellington Rocha)
Velório de Marinho Chagas aconteceu no Frasqueirão (Foto: Wellington Rocha)
Lotado – O Frasqueirão viveu um momento de sufoco em 2013. Momentos antes de a bola rolar para ABC x Palmeiras, pela Série B, uma aglomeração de torcedores no portão C do estádio provocou o retardo da partida por 40 minutos. Programado para as 16h20, o embate só começou às 17h. Torcedores chegaram a pular o alambrado e entrar em campo por causa do tumulto. Na ocasião, o Alvinegro derrotou o time paulista por 3 a 2.
Adeus à Marinho Chagas – O Estádio Frasqueirão se rendeu ao maior ídolo da história do ABC e do futebol potiguar numa despedida emocionante em 2014. Os dois maiores símbolos da história do ABC se reuniram pela última vez. O ex-jogador Marinho Chagas foi velado e sepultado sob aplausos, lágrimas e o orgulho de quem teve a oportunidade de ver o melhor lateral-esquerdo da Copa de 1974 atuar.
Fonte: Portal no Ar (Natal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário