Grupo 3 (Cidade: Bálsamo-SP)
Mirassol-SP
ABC
Sampaio Corrêa
Coimbra Sports-MG
Grupo 17 (Cidade: Salto-SP)
Sfera-SP
América-RN
Botafogo-SP
Fast Club-AM
Grupo 29 (Cidade: Guarulhos-SP)
Flamengo-SP
Vasco-RJ
Potyguar-RN
Macapá-AP
Mirassol-SP
ABC
Sampaio Corrêa
Coimbra Sports-MG
Sfera-SP
América-RN
Botafogo-SP
Fast Club-AM
Flamengo-SP
Vasco-RJ
Potyguar-RN
Macapá-AP
O Governo do Rio Grande do Norte suspendeu o patrocínio do futebol potiguar, que ocorria por meio do programa “Nota Potiguar”. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (13) pelo presidente da Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, e pelo secretário da Fazenda do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier. O presidente irá marcar uma reunião com representantes dos clubes, prevista para ocorrer nesta quinta-feira (14). Contudo, apesar da suspensão ser anunciada somente nesta quarta-feira, os repasses referentes a esse ano não foram realizados.
De acordo com o relato de Vanildo, a informação foi confirmada por meio de pessoas ligadas à própria federação e também pelo presidente do ABC, Bira Marques, que conversou com o secretário Carlos Eduardo Xavier.
Apesar da notícia de suspensão ter surgido após a rejeição do aumento do ICMS (ocorrido durante sessão da Assembleia Legislativa do RN na última terça-feira) para o ano de 2024, o acesso aos recursos já não ocorria. Vanildo relatou que o repasse do valor (estimado em R$ 2,5 milhões) obtido pelo programa através da troca de ingressos para os clubes do futebol potiguar não ocorreu neste ano. Em função disto, já se havia um acordo para que o repasse ocorresse em 2024.
“O que mais me surpreende é que esse programa é um sucesso no aumento da arrecadação do Estado. O projeto eleva o índice de arrecadação e eu não entendo o porquê da suspensão do programa”, disse Vanildo.
Vanildo tentou entrar em contato direto com o secretário, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O presidente demonstrou surpresa com a decisão e afirmou que irá procurar a governadora Fátima Bezerra (PT) para realizar uma reunião. “Espero e acredito que a governadora irá repensar quanto à suspensão do programa. O Governo deveria tomar outras medidas saneadoras que atravessem esse momento”, disse.
Marcelinho Paraíba será o técnico do Baraúnas no Campeonato Potiguar 2024. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira. Esta será a primeira passagem dele pelo futebol do Rio Grande do Norte.
O ex-jogador está com 48 anos e já treinou equipes como Treze, Oeirense e Serra Branca, pelo qual conquistou o título da segunda divisão do Campeonato Paraibano em 2022.
Como atleta, Marcelinho Paraíba dispensa apresentações, com passagens pela seleção brasileira e em clubes como Hertha Berlin e Wolfsburg, da Alemanha, e Olympique da Marselha, da França, além de Flamengo, Coritiba, Grêmio, São Paulo, Sport, Fortaleza e o próprio Treze, onde é ídolo.
O Baraúnas volta a disputar a primeira divisão do Rio Grande do Norte após seis anos - foi rebaixado em 2018. O acesso foi conquistado após a desclassificação do Mossoró na segunda divisão por conta de mudança de estatuto. O Leão do Oeste havia sido o segundo colocado na disputa por pontos corridos e foi declarado campeão pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol.
A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol emitiu resolução nesta quinta-feira, 23 de novembro, que determina a desclassificação do Mossoró Esporte Clube do Campeonato Potiguar Segunda Divisão 2023.
A decisão foi tomada após a informação de que o Mossoró Esporte Clube registrou atualização do seu Estatuto Social em outubro de 2013, se propondo a praticar o futebol em caráter amador, o que torna o clube inadequado a participar do Campeonato Potiguar Segunda Divisão, competição profissional.
Com a desclassificação do Mossoró E.C., primeiro colocado na competição, foi declarada Campeã da Segunda Divisão do Campeonato Potiguar 2023, a Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas, equipe classificada no segundo lugar geral.
A Federação Paulista de Futebol definiu os grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024 em sorteio realizado nesta quarta-feira (22).
O Rio Grande do Norte será representado pelo América, Campeão Potiguar Sub-20 2023; Potyguar Seridoense, atual Vice-campeão Potiguar Sub-20 e ABC, convidado.
O ABC está no Grupo 3, com sede na cidade de Bálsamo. Os adversários serão o Mirassol, o Sampaio Corrêa e o Coimbra Sports-MG.
O América está no grupo 17, com sede na cidade de Salto. Os adversários serão o Sfera-SP, Botafogo-SP e o Fast Club-AM.
O Potyguar Seridoense está no grupo 29, com sede em Guarulhos. Os adversários serão o Flamengo-SP, Vasco-RJ e o Macapá-AP.
A Copinha é uma das principais vitrines do futebol de base do Brasil e considerada uma das maiores do mundo, e terá início no dia 2 de janeiro de 2024.
A competição, que no próximo ano vai para a sua 54ª edição, terá, ao todo, 128 clubes na disputa, divididos em 32 grupos, que foram distribuídos em 32 sedes.
Uma espera de 27 anos chegou ao fim para torcida do Mossoró Esporte Clube. A equipe que conquistou o título da segunda divisão do Campeonato Potiguar voltará a figurar na divisão de elite do nosso futebol. O projeto vencedor traz de novo a cena uma figura muito querida nos bastidores do esporte, João Dehon, que anos antes havia comandado o Baraúnas, clube que por sinal decidiu a vaga na primeira divisão contra o clube que surgiu para acabar a polarização entre o Leão e o Potiguar.
A Copa do Nordeste de 2024 vai acumular 28 equipes somadas as duas fases da competição: fase eliminatória e fase de grupos. Ao todo, CRB, Bahia, Vitória e Botafogo-PB são os clubes nordestinos com maior número de participações na disputa regional. Enquanto esses times têm o maior número de edições, Iguatu e Maranhão vão estrear no próximo ano pela disputa. Veja o número de participações no Nordestão.
Veja clubes e os números de participações
CRB: 19 participações
Bahia: 19 participações
Vitória: 19 participações
Botafogo-PB: 19 participações
Ceará: 18 participações
Abc: 18 participações
América-RN: 18 participações
CSA: 17 participações
Sport: 16 participações
Santa Cruz: 15 participações
Confiança: 15 participações
Fortaleza: 15 participações
Náutico: 14 participações
Treze: 11 participações
Sampaio Corrêa: 9 participações
Altos: 8 participações
River-PI: 7 participações
Moto Club: 6 participações
Juazeirense: 6 participações
Itabaiana: 6 participações
ASA: 4 partipações
Ferroviário: 4 participações
Sousa: 3 participações
Jacuipense: 2 participações
Retrô: 2 participações
Potiguar de Mossoró: 2 participações
Iguatu: 1 participação
Maranhão: 1 participação
O Campeonato Potiguar 2ª Divisão 2023 chegou ao fim na tarde domingo (19/11). Laguna e Mossoró fizeram o último jogo da temporada da Série B Potiguar no Frasqueirão. O Mossoró venceu pelo placar de 2 a 0, com gols de Jackson.
Ao fim do jogo, o Carcará levantou a taça conquistada com uma rodada de antecedência. O Mossoró chegou aos 24 pontos marcados na competição. Em dez jogos disputados, o Mossoró soma 8 vitórias e 2 derrotas. Foram 23 gols marcados e 5 sofridos. É a melhor defesa do campeonato. Com o acesso à primeira divisão em 2024, será a segunda vez que o Carcará disputará a Série A do Campeonato Potiguar.
Campeonato Potiguar Segunda Divisão 2023
A competição foi disputada ponto a ponto na tabela de classificação. Foram 110 gols marcados no Campeonato.
Na vice-liderança, o Baraúnas com 18 pontos. Em dez jogos, o Leão do Oeste venceu 6 vezes e foi derrotado em 4 ocasiões. É o melhor ataque do campeonato com 31 gols marcados e 10 sofridos. Tem também o artilheiro da competição, Bisneto, que marcou 10 gols.
Na terceira colocação, o Parnamirim com 16 pontos, empatado em pontuação com o Alecrim. O Parnamirim leva vantagem no número de gols marcados.
O Laguna, com 14 pontos, termina a competição na 5ª colocação. Na sexta colocação, o Riachuelo, que não pontuou na competição.
João Deon, presidente do Mossoró EC, comemorou a vitória. "O trabalho começou o ano passado, em uma preparação intensa. Nosso trabalho é deixar o futebol de Mossoró e deixar mais forte, junto ao Potiguar e ao Baraúnas também, movimentando o futebol da cidade", comentou o presidente.
O presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol esteve presente no Estádio e entregou a taça aos campeões.
"Foi uma boa competição, com boas equipes competindo, uma boa disputa, e com a inovação da TV FNF, que levou o futebol potiguar para um público muito maior, para um público do mundo inteiro conhecer nossos times e o futebol potiguar. A Federação se sente também campeã, com o trabalho do Mossoró que valorizou muito a competição. Estão de parabéns a equipe e o futebol do estado", parabenizou o presidente José Vanildo.
Foto: Assessoria FNF
O processo de atualização e modernização segue a todo vapor, fazendo ferver os bastidores do América-RN que se prepara para um calendário cheio em 2024, ano em que disputará os campeonatos Estadual e Brasileiro, além das copa do Nordeste e do Brasil. As negociações com atletas e grandes marcas acontecem diariamente e a primeira a ter todos os pontos definidos foi a Kelme, renomada marca espanhola de material esportivo que retorna ao Brasil após 13 anos e vestirá os alvirrubros nas próximas três temporadas a partir do Brasileirão e oferecerá aos torcedores, produtos de qualidade com preços competitivos. A cobertura do fornecimento atenderá a todo o Departamento de Futebol do clube.
Fundada em 1963 pelos irmãos Diego e Jose Quiles como Sociedad Quiles de Calzados, a Kelme consolidou sua presença no mercado espanhol, adotando oficialmente o nome Kelme em 1977. Sua notável trajetória inclui o patrocínio da delegação espanhola durante os Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 e o fornecimento oficial de materiais esportivos para o Real Madrid de 1994 a 1999.
Atualmente, a Kelme está presente em 34 clubes de futebol, distribuídos em 16 países, solidificando sua reputação como uma das principais fornecedoras de material esportivo global. Watford da Inglaterra, Espanyol da Espanha, Boavista de Portugal e a seleção da Bósnia-Herzegovina são algumas das equipes que vestem a marca.
O formato inovador da negociação estabelecida entre o América-RN e a Kelme segue a tradição europeia, proporcionando a possibilidade de oferecimento de valores mais acessíveis nos pontos de vendas. Essa abordagem destaca o compromisso da Kelme em fortalecer a parceria, proporcionando benefícios mútuos e uma colaboração financeiramente vantajosa para ambas as partes.
"Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas à Kelme como nosso novo parceiro de material esportivo. A história e a reputação da Kelme são impressionantes, e temos a certeza de que essa parceria não apenas elevará a qualidade dos nossos equipamentos, mas também reforçará a presença do América-RN no cenário esportivo nacional e internacional", afirmou Pedro Weber, CEO da SAF alvirrubra.
A proposta da Kelme não só agradou como superou todas as expectativas. O acordo foi comemorado pelo Diretor de Marketing e Negócios, Bruno Dias, que também negociou com outras grandes marcas.
"Durante toda a negociação, não abrimos mão de termos em nossa loja, um preço acessível e um dos mais competitivos dos grandes do Nordeste. A Kelme e o América-RN estão ansiosos para uma colaboração bem-sucedida, unindo a tradição e a inovação para alcançar novos patamares no mundo do futebol. O fornecimento será para o profissional e base, e tudo isso em contrato, algo inédito no clube", disse.
O Alvirrubro passará a ostentar a Kelme nos uniformes a partir do Campeonato Brasileiro. Até lá, a equipe americana seguirá atuando com a marca própria Mecão, que não será esquecida e continuará no mercado em linhas casuais.
Para modernizar a marca e reposicionar o clube no cenário nacional, o Santa Cruz de Natal anuncia a mudança em sua identidade visual a partir da temporada 2024. Em seu novo escudo, o clube mantém o padrão tricolor e opta, em seu rebranding, por um modelo redondo.
O ABC voltou a vencer na Série B do Campeonato Brasileiro. Na tarde, deste domingo, o Alvinegro derrotou o Guarani, em Campinas, por 3 a 2. É a quarta vitória do time na competição, a primeira fora de casa em mais de quatro meses. O triunfo também encerrou as chances do time paulista lutar pelo acesso à Série A.
Com cinco gols, a partida já começou movimentada com gol Maycon Douglas, do ABC, antes do primeiro minuto de bola rolando. Ainda na primeira etapa, o Guarani empatou com Iago Teles. O campo do Brinco de Ouro apresentou poças de água devido às chuvas na cidade.
No segundo tempo, o ABC voltou a ficar à frente no placar, com gol de Welliton, mas viu novamente o Guarani empatar, desta vez com gol contra de Alex Silva. Já nos acréscimos, o Alvinegro voltou a marcar, com Anderson Cordeiro.
O Guarani não teve mais tempo para buscar a reação. O Bugre precisava de uma vitória para tentar o acesso na última rodada da Série B. Essa é a primeira vitória do ABC fora de casa desde o dia 1º de julho, quando venceu o Avaí por 2 a 0.
Já rebaixado, o ABC chegou aos 25 pontos em 37 rodadas.
O atacante Anderson abriu o placar aos 26 minutos do primeiro tempo. No início da segunda etapa, o goleiro Oliveira, do Mossoró, defendeu uma cobrança de pênalti de Arthur. Aos 35, Michel Potiguar marcou o segundo do MEC. O Baraunas estava em condições iguais de titulo e o jogo foi decisivo para finalizar a competição.
Na campanha do primeiro acesso do MEC, o time comandado pelo treinador Allan Frederico somou sete vitórias e sofreu duas derrotas em nove jogos - 21 pontos conquistados.
Na última rodada, o Baraúnas, com 18, ainda poderá igualar a pontuação em uma combinação de resultados, mas o MEC tem a vantagem no segundo critério desempate, que é o confronto direto (venceu os dois jogos entre as duas equipes).
Fundado em 1995, o Mossoró volta a disputar a primeira divisão do estadual após 28 anos - a única participação aconteceu em 1996.
Em 2024, a cidade de Mossoró, a segunda maior do estado, terá dois representantes na primeira divisão: Mossoró e Potiguar.
A Copa do Brasil de Futsal Adulto Masculino chegou no seu capítulo final e o Magnus conquistou o título inédito ao vencer o Apodi, do Rio Grande do Norte, única conquista que faltava na sua galeria vitoriosa. O duelo de volta da decisão terminou 7 a 0 para os paulistas, neste domingo, 29, em Sorocaba, São Paulo.
O Magnus já havia vencido o jogo de ida, fora de casa, e um empate bastava para ficar com o troféu. Ambos os finalistas já entraram em quadra garantidos na Supercopa 2024, torneio que garante ao campeão, a oportunidade de representar o Brasil na Copa Libertadores.
Ao fim do confronto, um dos destaques da partida, Charuto, comentou sobre a conquista. “Estou muito feliz, era o título que faltava, fizemos um jogo grandioso respeitando o adversário a todo momento. O Magnus sempre está chegando e hoje completamos a galeria de troféus”, revela.
Com informação de CBFS
Dezessete gols marcaram a abertura do Estadual potiguar de futebol feminino 2023. No sábado, 28, as meninas do União golearam as do ABC por 5 a 0. Os gols foram marcados por Dayane, Míria e Gaby duas vezes cada. Ainda no sábado, o Alecrim venceu o Potyguar de Currais Novos por 3 a 1. Deyaiane (contra), Alysse e Deyse marcaram para o alvivrde de Natal, descontando Ketlin para o time currais-novense.
Encerrando a rodada, no domingo, 29, pela manhã, o Monamy goleou o Potiguar de Mossoró por 7 a 1. Lourdes, Jessiane (contra), Raissa Marques (3), Raissa Virgínia e Sara fizeram para o Monamy, enquanto Leninha marcou o gol do alvirrubro mossoroense. Os três jogos foram realizados no estádio Juvenal Lamartine.
Mais de 150 kits do projeto "De Bandeja" foram distribuídos pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol às atletas, comissões técnicas e colaboradores.
Na próxima rodada, o União jogará diante do Monamy no sábado, 4, às 8h30. No domingo, 5, também às 8h30, o ABC enfrenta o Potyguar de Currais Novos, enquanto Alecrim e Potiguar de Mossoró fecham a rodada às 14h30.
Sempre há essa discussão de qual seria o time do Rio Grande do Norte com a maior torcida. ABC e América são os maiores e isso é um fato. Uma pesquisa espontânea do instituto DataVero, divulgada nesta quarta-feira (25) pelo jornal Diário do RN, mostra um número chamativo: o ABC lidera as respostas populares, mas com uma distância, no meu ponto de vista, desproporcional.
Não sei se é tão ampla a distância entre os dois, mas o estudo mostra que há, de fato, uma vantagem alvinegra sobre a torcida americana. São mais de 13 pontos percentuais de um para o outro.
Um dado que considero alarmante é o índice de pessoas entrevistadas que não torce para nenhum clube potiguar. Mais de 42% não escolherem os times do RN é preocupante, pois mostra a queda na relevância das equipes do estado, até mesmo no cenário local.
Me anima ainda ver outros citados. O Alecrim ainda vivo, mesmo que com uma pequena faísca, mas se sobressaindo frente outros times com relevância em épocas mais recentes, como o Potiguar de Mossoró.
Fonte: 96FM
O deputado estadual Hermano Morais é novamente o presidente do América Futebol Clube, de de Natal. A eleição aconteceu nesta quinta-feira, 26, quando o parlamentar recebeu 57 votos, enquanto seu opositor Souza, atual presidente do clube obteve 43.
Esta não é a primeira vez que é eleito para o cargo. Ele já comandou o alvirrubro em duas curtas oportunidades: 2011 e 2015.
Após a eleição, em entrevista ao programa Bate Pronto da Jovem Pan News, o deputado falou do desejo de uma gestão mais participativa junto com a SAF, tem 80% do futebol do América.
“Nós queremos, primeiro, fazer uma gestão mais participativa. Nós queremos a participação de todos, inclusive daqueles que hoje participaram dessa eleição", disse.
A Federação Paulista de Futebol convidou três clubes do Rio Grande do Norte para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024: América, Potyguar de Currais Novos e ABC. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 1, pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol.
De acordo com a nota enviada à imprensa, houve um entendimento entre FPF e FNF para a formalização do convite ao América, campeão potiguar sub 20 em 2023; Potyguar, vice-campeão da categoria; e ao ABC, por ser o representante do Rio Grande do Norte na Série B do Brasileirão.
Considerada a maior competição das categorias de base do país, a Copinha é disputada em janeiro, em várias cidades de São Paulo. A FPF ainda vai anunciar os grupos do torneio.
Imagem: Divulgação
A tabela de jogos está disponível no site da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol. O jogo de abertura do torneio no dia 28, sábado, será entre União e ABC às 8h30. Alecrim e Potyguar Seridoense se enfrentam às 14h30. No domingo (29), Monamy e Potiguar de Mossoró encerram a rodada a partir das 8h30.
Segundo o regulamento, a disputa será em grupo único, todos contra todos em um turno. Os quatro melhores colocados disputarão a semifinal em jogo único. A final, também jogo único, será na Arena das Dunas.
O Estádio Juvenal Lamartine foi colocado à disposição das equipes e será o campo da disputa da primeira fase e semifinal. A FNF determinou a isenção de custos de jogo para os clubes, como liberação de taxas de arbitragem, a disponibilização sem custos de duas ambulâncias, médico e enfermeira.
A TV FNF transmitirá todos os jogos da competição ao vivo no canal do YouTube.
fonte: FNF
O América de Natal anunciou nesta segunda-feira, 9, um acordo com a empresa Gouveia Engenharia para a aquisição de sistema de iluminação para o estádio José Vasconcelos Rocha - Arena América.
Segundo o alvirrubro, o projeto para a implantação do novo sistema de iluminação já está em andamento e vai contemplar o fornecimento e implantação de quatro estruturas de concreto para iluminação, composta cada uma de dois postes DT 24m/1000kgf, 60 refletores tipo LED, para adequar o estádio às normas vigentes e dar as condições necessárias para mandar os jogos em casa com qualidade e segurança.
As informações são de que será executado também o projeto e montagem de uma subestação de 150 kVA 13800/380/220 Volts, com aprovações da Cosern e CREA-RN, para atender o Centro de Treinamentos. O CT do América também terá todo seu projeto elétrico revisado e readequado.
"Acreditamos que esta iniciativa contribuirá significativamente para proporcionar uma experiência ainda melhor para nossos torcedores e jogadores, garantindo condições ideais para partidas e treinamentos”, disse o CEO alvirrubro, Pedro Weber.
A previsão é de que a iluminação seja inaugurada em evento teste que ocorrerá semanas antes a estreia no Campeonato Estadual.
Fotos: Canindé Pereira/América FC
A Federação Norte-rio-grandense de Futebol se reuniu na (4/10), com os representantes dos clubes - ABC, América, Força e Luz, Globo, Potiguar de Mossoró, Potyguar de Currais Novos e Santa Cruz - oportunidade em que definiram o sistema de disputa da competição. Além dos clubes citados, o vencedor da segunda divisão ora em andamento também vai participar do campeonato.
Na reunião ficou decidido que na primeira fase haverá dois grupos de quatro equipes cada, com confrontos dentro do grupo em jogos de ida e volta. A segunda fase terá também dois grupos de quatro equipes cada, com confrontos entre os grupos, em jogos somente de ida. A semifinal e final serão disputadas em jogo único. O clube com a menor pontuação na soma das duas primeiras fases será rebaixado. O certame ainda não tem data para começar.
O Potiguar de Mossoró demonstrou seu domínio no futsal feminino ao vencer o Macau Futsal pelo placar de 4 a 1 na partida final do Estadual. Edileuza e Juliana brilharam na partida, marcando dois gols cada e garantindo o título invicto da competição. O confronto ocorreu nesse domingo(1/10), na cidade de Macau, no Rio Grande do Norte.
Com a conquista, o belo sexo do futsal mossoroense assegura vaga na Taça Brasil feminino de 2024, oportunidade em que vai competir em nível nacional e representar o Estado.
Foto: Francisco Anthony -FNFS
Classificação | PG | J | V | SG | |
---|---|---|---|---|---|
1º | ![]() | 36 | 19 | 10 | 09 |
2º | ![]() | 33 | 19 | 10 | 14 |
3º | ![]() | 32 | 19 | 09 | 03 |
4º | ![]() | 31 | 19 | 09 | 11 |
5º | ![]() | 31 | 19 | 08 | 09 |
6º | ![]() | 30 | 19 | 07 | 05 |
7º | ![]() | 29 | 19 | 08 | -5 |
8º | ![]() | 29 | 19 | 07 | 03 |
9º | ![]() | 28 | 19 | 08 | -3 |
10º | ![]() | 27 | 19 | 06 | 01 |
11º | ![]() | 25 | 19 | 06 | 02 |
12º | ![]() | 24 | 19 | 05 | 02 |
13º | ![]() | 23 | 19 | 06 | 03 |
14º | ![]() | 23 | 19 | 05 | -3 |
15º | ![]() | 22 | 19 | 06 | -3 |
16º | ![]() | 22 | 19 | 05 | 01 |
17º | ![]() | 20 | 19 | 05 | -11 |
18º | ![]() | 19 | 19 | 04 | -9 |
19º | ![]() | 13 | 19 | 02 | -14 |
20º | ![]() | 12 | 19 | 03 | -15 |
Os grupos ficaram assim formados:
GRUPO B
Operário-PR (1º)
Brusque-SC (4º)
São José-RS (5º)
São Bernardo-SP (8º)
Grupo C
Volta Redonda-RJ (2º)
Amazonas-AM (3º)
Botafogo-PB (6º)
Paysandu-PA (7º)