sexta-feira, 13 de abril de 2012

Fifa divulga locais da Fan Fest na Copa do Brasil 2014




A FIFA divulgou os 12 locais que abrigarão as Fan Fests nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. As Fan Fests são espaços oficiais de exibição pública dos jogos do Mundial, que reúnem milhares de torcedores, mesmo que a partida esteja sendo realizada em outra sede. Para a entidade máxima do futebol, os eventos ampliam o ambiente festivo para além das arquibancadas e integram mais pessoas ao clima da Copa.

 
 Confira os locais p2014:

Belo Horizonte - Praça da Estação
A praça Rui Barbosa, também conhecida como da Estação, é o local escolhido pela FIFA para sediar a Fan Fest na capital mineira. Situada na zona central da cidade, a praça abrigava a antiga estação de trem, que hoje serve ao metrô. No alto da torre da estação ainda se encontra o primeiro relógio público de Belo Horizonte, inaugurado em 1888. O local já foi palco de vários eventos, inclusive, transmissões dos jogos da Copa do Mundo de 2010.

Brasília - Esplanada dos Ministérios

Se a capital Federal é conhecida pelo projeto urbanístico em forma de avião, o corpo da aeronave é formado pelo Eixo Monumental, avenida com 16 quilômetros de extensão que liga a Praça dos Três Poderes à antiga Rodoferroviária. A Esplanada dos Ministérios abriga os edifícios do governo, construídos em duas fileiras, com um gramado central dividindo as vias do Eixo. No gramado localizado no meio da Esplanada, palco de diversas manifestações e eventos, ocorrerá as Fan Fests.

Cuiabá - Parque de Exposições

O Parque de Exposições senador Jonas Pinheiro recebe, anualmente, a feira agropecuária do estado de Mato Grosso. Com 18 hectares de área e localizado na avenida Beira Rio, região do porto de Cuiabá, o local passará por reformas para abrigar as Fan Fests. O espaço contará com estacionamento, praça de alimentação, lojas oficiais da FIFA e uma extensa programação de shows e manifestações da cultura local. A partir do próximo ano, a exposição agropecuária ocorrerá em um novo local.

Curitiba - Parque Barigui
Com uma área de 1,4 milhão de metros quadrados, o Parque Barigui é um dos maiores de Curitiba. Inaugurado em 1972, o local tem mata nativa e possui um grande lago de 400 mil metros quadrados, formado por uma represa. O termo barigui tem origem indígena e pode ser traduzido como "rio do fruto espinhoso", referindo-se às pinhas que caem dos muitos pinheiros do local. O parque conta com equipamentos esportivos, sede campestre e muitas outras atrações para os torcedores que estarão nas Fan Fests em 2014.

Fortaleza - Praia de Iracema
A praia de Iracema leva o nome da personagem e romance do escritor cearense José de Alencar. Um dos cartões postais da cidade, com um calçadão usado para a prática esportiva e de lazer, a orla é cheia de bares e restaurantes. Há ainda atrativos como a Ponte dos Ingleses, mais conhecida como Ponte Metálica, que vai mar adentro, e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Localizada na zona central de Fortaleza, a praia abrigará as Fan Fests em 2014.

Manaus - Memorial Encontro das Águas
As Fan Fests, em Manaus, terão vista para o encontro das águas dos Rios Negro e Amazonas, atrativo natural da região. Será construído um memorial, com uma área superior a 9,3 mil metros quadrados, no local conhecido como Mirante da Embratel. Na zona leste da capital amazonense, o conjunto arquitetônico será composto por um pavilhão em formato de oca, com 35 metros de diâmetro na base e altura de sete metros, com espaço aberto à paisagem e subsolo com restaurante e visão panorâmica.

Natal - Praia do Forte
A capital potiguar é uma das cidades que mais recebe turistas no Brasil. O local escolhido para a transmissão pública dos jogos da Copa é um dos maiores atrativos de Natal: a praia do Forte, batizada com esse nome por causa da fortaleza conhecida como Forte dos Reis Magos, marco de fundação da cidade, construído em 1598. A praia é conhecida pelos arrecifes que formam piscinas naturais e conta com infraestrutura de bares e restaurantes.

Porto Alegre - Largo Glênio Peres

O Largo Glênio Peres fica localizado no centro da capital gaúcha, em frente ao Mercado Público e à Praça XV de Novembro. Inaugurado em 1992, o local, que já recebeu muitas manifestações culturais e políticas, será o palco das Fan Fests em 2014. A pavimentação de 6,3 mil metros quadrados resgata o desenho que, na década de 1930, existia em frente ao prédio da prefeitura. O chão é semelhante a um tapete persa, composto por lajotas em basalto cinza e pedras portuguesas, nas cores preta, branca e rosa.

Recife - Marco Zero

A Praça Rio Branco é o marco inaugural da capital pernambucana. Conhecido como o Marco Zero, pois foi a partir dali que a cidade se expandiu, o local fica no "Recife Antigo", perto do porto da cidade. Os edifícios históricos da região foram restaurados recentemente. Em 1999, o Marco Zero passou por modificações e ganhou uma rosa dos ventos impressa no chão.

Rio de Janeiro - Praia de Copacabana

A praia leva o mesmo do bairro da Zona Sul carioca, eternizado pelas músicas da bossa nova. Um dos cenários brasileiros mais divulgados pelo mundo, Copacabana sedia eventos grandiosos como campeonatos de futebol e vôlei de areia, além do Réveillon mais famoso do país e shows com mais de um milhão de pessoas. Originalmente implantado em 1906, o calçadão simulando ondas do mar é margeado por uma ciclovia e pela praia, salpicada de quiosques.

Salvador - Jardim de Alah

Outra praia a ser escolhida para receber as Fan Fests da Copa do Mundo de 2014, o Jardim de Alah está no bairro Costa Azul de Salvador, a 15 quilômetros do centro da cidade. O "jardim" é uma área de coqueirais, formada por muitas pedras e que, na maré baixa, possui poças ideais para o banho. O local é repleto de barracas e ainda conta com um parque com espaços voltados para o esporte, lazer e cultura. Um calçadão e uma ciclovia ligam o Jardim de Alah à praia de Itapuã.

São Paulo - Vale do Anhagabaú

Localizado no centro de São Paulo, o Vale do Anhangabaú possui jardins, diversas esculturas e chafarizes. O rio que dá nome ao local foi canalizado, mas suas nascentes estão ao ar livre, entre a Vila Mariana e o Paraíso, desaguando no Tamanduateí. Transformado em parque em 1910, o local recebeu manifestações como o comício pelas Diretas Já em 1984, que reuniu cerca de 1,5 milhão de pessoas. Atualmente, o Vale do Anhangabaú recebe eventos como a Virada Cultural.

* Fonte: copa2014.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário