quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A Copa Nordeste 2015 iniciou

A Copa do Nordeste começou na terça(3/2) com jogo único, vitória por 2 a 1 do River-PI sobre o Botafogo-PB pelo grupo D. Mas hoje entram em campo Sport, Vitória, Bahia, Ceará e Fortaleza. Os dois rivais cearenses, aliás, fazem o Clássico-Rei no Castelão no grande jogo da 1ª rodada da fase de grupos.
Nesse ano, a "Lampions League" é disputada com 20 equipes -  5 grupos com 4 times em cada. Classificam-se ao mata-mata os primeiros colocados de cada grupo e mais os três melhores segundos colocados. O UOL Esporte analisa a situação dos favoritos ao título do Nordestão e de alguns times que podem surpreender no campeonato que mexe com a região.
Vitória
A Copa do Nordeste proporciona um reencontro no Grupo A: Vitória, América-RN e Confiança-SE estão juntos de novo, assim como em 2014. O Serrano da Bahia é o quarto time da chave e corre por fora da disputa, assim como o time sergipano. Maior campeão da história da Copa do Nordeste como 5 títulos, o Vitória aparece como favorito para se classificar em primeiro e é um dos candidatos ao título pela tradição no futebol nordestino, apesar do rebaixamento para a Série B ano passado.
Para esta temporada, o time apostou em nomes experientes do futebol brasileiro. As principais contratações foram o retorno de Neto Baiano, atacante que estava no Sport e já defendeu o Vitória em duas ocasiões, e o experiente meia Jorge Wagner, que tem passagens vitoriosas por Inter e São Paulo.
Sport
No grupo B, o atual campeão Sport manteve a base do ano passado e é um dos favoritos ao título da Copa do Nordeste. Único time nordestino a disputar a Série A em 2015, o Leão da Ilha deve se classificar em 1º na fase de grupos e terá pela frente times de menor expressão: Sampaio Corrêa, do Maranhão, Coruripe, de Alagoas, e Socorrense, de Sergipe.
O Sport fez boa temporada o ano passado – títulos do Pernambucano e da Copa do Nordeste e classificação para a Sul-Americana – e segurou boa parte do elenco que fez parte dessas conquistas. À exceção do lateral-direito Patric, que retornou ao Atlético-MG, e do atacante Neto Baiano, que foi para o Vitória. Mas renovou com Diego Souza e ainda trouxe o meia Élber, que logo em sua estreia balançou a rede duas vezes contra o grande rival Santa Cruz.
Ceará
O Grupo D é o da morte no Nordestão. Colocou frente a frente os grandes rivais Ceará e Fortaleza, enquanto Botafogo-PB e o River-PI correm por fora. O Ceará é apontado como favorito para se classificar em primeiro do grupo, mas os dois Clássicos-Rei na primeira e última rodadas podem mexer no destino da chave.
O Vovô manteve parte da base do ano passado e ainda se reforçou com alguns jogadores conhecidos do futebol nordestino, como o lateral-esquerdo Tiago Costa, o volante Sandro Manoel e o atacante Marcos Aurélio. O Ceará também renovou no comando do time e trouxe o técnico Dado Cavalcanti. Atual vice-campeão, começa a "Lampions League" como um dos favoritos ao título inédito da competição.
Bahia
A despeito do descenso para a Série B no ano passado, o Bahia é favorito no Grupo E da "Lampions League". Mas vai ter que viver com a pressão de não ter ido ao mata-mata nas duas últimas edições do torneio. Tem no setor ofensivo seus principais destaques, com nomes como Maxi Biancucchi, Kieza e Léo Gamalho, que foi vice-artilheiro da temporada passada com a camisa do Santa Cruz. Mas trouxe também o experiente zagueiro Chicão, que marcou época no Corinthians e veio do Flamengo. O Tricolor está no Grupo E, que ainda tem Moto Club, do Maranhão, Campinense, da Paraíba, campeão em 2013, e CRB, de Alagoas, que chega com moral após o acesso à Série B.
Fortaleza
No Grupo da morte no Nordestão, o Fortaleza terá pela frente o grande rival Ceará, o Botafogo-PB e o River-PI. Assim, o Tricolor Leonino chega como segunda força no Grupo D. Além de apostar em jovens jogadores, conta com a experiência de Dudu Cearense no meio-campo da equipe e com o goleiro Deola, ex-Palmeiras. Os duelos contra o Botafogo-PB serão fundamentais para ter chances de classificação, mesmo como 1 dos 3 melhores segundos colocados de cada grupo.
Náutico
O Náutico é o favorito para se classificar em 1º do Grupo C, que ainda conta Salgueiro, também pernambucano, o Moto Club, do Maranhão, e o Piauí, do estado homônimo. Apesar do favoritismo no grupo, o Timbu não desponta como um dos principais candidatos ao título porque começa a temporada em plena reformulação de elenco. O Náutico contratou 12 jogadores para a temporada. Leandro Euzébio, Stéfano Yuri, Patrick Vieira e Fillipe Soutto são alguns deles.
América-RN
O América-RN foi rebaixado para a Série C em 2014, mas aposta no entrosamento do time para tentar se classificar como 1 dos 3 melhores segundos colocados. É improvável que consiga desbancar o favorito do Grupo A, o Vitória, como fez no ano passado. Deve disputar a segunda vaga da chave com Confiança, de Sergipe, e Serrano, da Bahia. As esperanças do técnico Roberto Fernandes estão nos pés dos rodados Cascata e Max. O que pode ser pouco, já que o time não conseguiu repôr reforços à altura do artilheiro Rodrigo Pimpão, que foi para o Botafogo, e do meia Arthur Maia, que se transferiu para o Flamengo.
Sampaio Corrêa
Maior campeão maranhense com 32 títulos, o Sampaio Corrêa vem se recuperando depois de ter chegado à Série D em 2012. No ano passado, a Bolívia Querida voltou à segunda divisão do Brasileiro e fez boa campanha. Apesar de ter perdido para o Botafogo seu principal jogador, Pimentinha, é postulante a se classificar ao mata-mata da "Lampions" como 1 dos 3 melhores segundos colocados. Está no Grupo B, com o favorito Sport e as zebras Socorrense e Coruripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário