A
Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) divulgou na última
sexta-feira (15) a sua pesquisa contratada, realizada pelo Instituto Smart
Pesquisa de Opinião, sobre o novo consumidor do futebol potiguar, com o
objetivo de conhecer seus hábitos, costumes, para nortear as novas decisões da
entidade sobre o futuro da gestão do esporte no Rio Grande do Norte. Foram
entrevistadas 500 pessoas, entre os dias 28 de novembro e 7 de dezembro de 2015, nos municípios de Natal,
Ceará-Mirim, Goianinha, Assú, Mossoró e Caicó.
A
pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4,0%. A
metodologia aplicada na pesquisa seguiu o método de observação direta,
objetivando diagnosticar quantitativamente, sendo aplicada a técnica de
entrevistas em local pré-determinado de forma sistemática, utilizando
questionário como instrumento de investigação.
Ao indagar o torcedor sobre a presença nos estádios, 47,25% afirmaram ter ido ao estádio há mais de 1 ano, enquanto que até 2 meses, 3 a 5 meses, 6 a 9 meses e 10 a 12 meses apresentaram os respectivos percentuais: 13,33%, 18,43%, 14,72% e 6,27%. O número médio de ida aos estádios de futebol no ano de 2015 foi de 5,87. Números que só demonstram o potencial disponível para ser trabalhado.
Ao indagar o torcedor sobre a presença nos estádios, 47,25% afirmaram ter ido ao estádio há mais de 1 ano, enquanto que até 2 meses, 3 a 5 meses, 6 a 9 meses e 10 a 12 meses apresentaram os respectivos percentuais: 13,33%, 18,43%, 14,72% e 6,27%. O número médio de ida aos estádios de futebol no ano de 2015 foi de 5,87. Números que só demonstram o potencial disponível para ser trabalhado.
A
FNF também buscou verificar como o torcedor está se informando sobre o futebol
local. Televisão (70,78%) é o principal meio de comunicação que acompanha
notícias do futebol do RN, seguido de rádio (48,82%), mídia social (26,67%) e
jornal impresso (4,90%). Na plataforma digital, o facebook (68,24%) é a
principal mídia social utilizada, enquanto que instagram, twiter, snapchat e
periscope apresentaram os respectivos percentuais: 24,31%, 17,06%, 5,88% e
2,35%.
Ao perguntar sobre qual time torce no RN, os entrevistados apontaram: ABC (30%), América (28,82), Baraúnas (10,59%), Potiguar de Mossoró (9,02%), ASSU (3,33%), Globo (3,14%), Palmeira de Goianinha (2,94%), Alecrim (1,57%), Coríntians de Caicó (0,98%), Centenário (0,20%), Nenhum 9,21%.
Ao perguntar sobre qual time torce no RN, os entrevistados apontaram: ABC (30%), América (28,82), Baraúnas (10,59%), Potiguar de Mossoró (9,02%), ASSU (3,33%), Globo (3,14%), Palmeira de Goianinha (2,94%), Alecrim (1,57%), Coríntians de Caicó (0,98%), Centenário (0,20%), Nenhum 9,21%.
Fonte:
FNF
Nenhum comentário:
Postar um comentário