terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

A bola ecológica da Penalty que será usada no Campeonato Potiguar 2021

 O Campeonato Potiguar 2021 vai utilizar uma bola ecológica desenvolvida pela Penalty. Revestida por tecido obtido a partir da reciclagem de garrafas pet, a S11 Ecoknit é a primeira bola de futebol profissional do mundo com apelo sustentável. 

Foto: Divulgação

O mesmo modelo será usado nos estaduais de Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.. 

Em material enviado à imprensa, a empresa conta que "a bola apresenta na superfície externa uma gravação que auxilia o produto a ter uma melhor aerodinâmica durante o voo. Por dentro, é composta por uma câmara 6D que proporciona equilíbrio total à bola e camada de Neotec que a torna menos contundente sem perder elasticidade. Para a união dos 14 gomos com a estrutura interna, a Penalty utiliza a exclusiva tecnologia Termotec, de termo fusão, que garante 0% absorção de água e mantém as propriedades de peso e velocidade da bola mesmo em condições de chuva forte". 

- A grande dificuldade no desenvolvimento foi encontrar uma matéria-prima que fosse ecológica, suficientemente flexível e elástica, e garantisse a performance que uma bola profissional necessita. O que deu certo foi a garrafa pet. Da garrafa é originado o tecido ecológico que dá corpo à S11 Ecoknit e cada unidade produzida retira do meio ambiente 4,5 garrafas - falou Nilton Franco, gerente executivo de produtos da Penalty. 

A conta é essa: a cada unidade produzida, a fabricante retira 4,5 garrafas pet do meio ambiente. Desde o lançamento, na edição 2019 do Campeonato Paulista, a empresa estima já ter reciclado mais de 5 toneladas de garrafas pet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário