As Eliminatórias para a Copa do Nordeste serão disputadas em duas fases e em jogos únicos. Nos dias 5 e 8 de janeiro, dezesseis equipes entrarão em campo em busca de quatro vagas para a fase de grupos da "Lampions League". São elas: Vitória, CSA, Confiança, Santa Cruz, Botafogo-PB, Ferroviário-CE, América-RN, Altos, Moto Club, Caucaia, Jacuipense, Retrô, ASA, Cordino, Potiguar de Mossoró e Sousa. O Alvirrubro de Natal não vai mais enfrentar o Souza e o rival será o Moto Clube/MA, com jogo em Natal. Já o Potiguar de Mossoró terá o CSA pela frente. Os vencedores desses duelos se enfrentam na fase seguinte.
Os critérios para presença na disputa foram: os nove melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes da CBF (RNC), sendo um para cada Federação, excluídos os já classificados para a Fase de Grupos da competição e mais sete clubes advindos das vagas destinadas às federações mais bem ranqueadas no RNF e respeitando a colocação dos clubes em seus Estaduais, em 2022.
As 16 equipes foram ordenadas conforme suas posições no RNC 2022. A partir daí, serão definidos os confrontos, com o primeiro colocado enfrentando o 16º, o segundo com o 15º e assim por diante. Os clubes melhores ranqueados fazem o jogo único como mandantes nas duas fases.
A Diretoria de Competições da CBF apresentou o formato, as datas-base e os critérios de participação da Copa do Nordeste 2023. A competição tem previsão de início em 22 de janeiro e encerramento no dia 3 de maio. Serão 12 datas destinadas ao regional no calendário, sendo que nenhuma delas conflitará com os Campeonatos Estaduais em andamento no mesmo período.
Os doze clubes pré-classificados foram definidos com os seguintes critérios: Nove vagas estão destinadas para os campeões estaduais de 2022. As outras três ficam reservadas para as federações melhores colocadas no Ranking Nacional de Federações (RNF 22).
Neste ano, as Federações Cearense, Baiana e Pernambucana estão no topo do ranking e terão uma segunda vaga para o torneio, com a classificação do time melhor posicionado no Ranking Nacional de Clubes da CBF (RNC 22).
Nenhum comentário:
Postar um comentário