A CBF apresentou(28/10), os detalhes sobre a disputa da Copa do Nordeste de 2023. O formato será o mesmo da edição de 2022, mas foram definidas mudanças na fase preliminar, que abrirá o calendário do futebol profissional brasileiro com jogos a partir do dia 5 de janeiro. A principal alteração é a redução de 24 para 16 participantes.
As Eliminatórias terão a participação dos nove melhores posicionados de cada federação no Ranking Nacional de Clubes da CBF (RNC), sem contar os já classificados para a fase de grupos. Além disso, tem vagas destinadas às federações mais bem ranqueadas no Ranking Nacional de Federações (RNF), levando em consideração a colocação dos clubes em seus Estaduais, em 2022
Com isso, a fase preliminar será disputada pelas seguintes equipes: Vitória, CSA, Confiança, Santa Cruz, Botafogo-PB, Ferroviário-CE, América-RN, Altos, Moto Club, Caucaia, Jacuipense, Retrô, ASA, Cordino, Potiguar de Mossoró e Sousa. Elas serão ordenadas em confrontos de jogo único conforme suas posições no RNC 2022. Os oito vencedores avançam à segunda fase, na qual serão distribuídos em novos duelos que decidirão as quatro vagas na fase de grupos.
Assim como no ano passado, a fase inicial da Copa do Nordeste terá dois grupos com oito times, definidos por meio de sorteio. Os times jogaram contra os outro participantes de suas chaves, e os quatro melhores avançam às quartas de final. Os dois primeiros colocados de cada grupo farão o jogo único como mandantes. Nas semifinais, os mandos de campo serão dos times de melhor campanha. A final será disputada em jogos de ida e volta, com o clube de melhor campanha decidindo em casa.
Os clubes que entram direto na fase de grupos são Fortaleza, CRB, Sampaio Corrêa, Náutico, ABC, Campinense, Sergipe, Atlético-BA, Fluminense-PI, Ceará, Bahia e Sport.
Nenhum comentário:
Postar um comentário