domingo, 19 de fevereiro de 2012

Breve História da Criação da FNF

MEMÓRIA DO FUTEBOL POTIGUAR
As primeiras tentativas de se fundar uma Liga de esportes, entre eles o futebol, no estado datam de 1916. Segundo o pesquisador Luiz G. M. Bezerra, seis clubes da capital (ABC, América, Centro Esportivo, Atheneu SC, Cricket Club, Sport Club de Natal e Centro Náutico Potengi) fundaram a Liga Norteriograndense de Desportos Terrestres e empossaram um presidente, Luiz Potiguar Fernandes, em 27 de fevereiro de 1916. Contudo, esta Liga não prosperou. 
A atual Federação Norteriograndense de Futebol (FNF) foi fundada em 14 de julho de 1918, com o nome de Liga de Desportos Terrestres do Rio Grande do Norte, no camarote do comandante do encouraçado "Deodoro" (algumas fontes citam o "Minas Gerais"), por inspiração de abnegados como o tenente Aníbal Leite Ribeiro, Afonso Monteiro Chaves (que algumas fontes citam como tendo sido o primeiro presidente da Liga) e Emanuel Murtinho Braga (tio do futuro craque Nilo Murtinho Braga, que jogaria no América de Natal e depois no futebol do Rio de Janeiro, chegando a ser titular da seleção brasileira na Copa de 1930). O objetivo da Liga era cuidar do futebol e do atletismo no estado. Os clubes fundadores foram o ABC, o América e o Centro Esportivo Natalense, de acordo com o estatuto da própria FNF. Algumas fontes citam como seu primeiro presidente, o líder do movimento dos escoteiros no Rio Grande do Norte, Luiz Soares de Araújo.
O fato é que, logo no seu início, a Liga sofreria numerosos recessos, inesperados e imprevisíveis. Devido ao seu amadorismo, a Liga e os clubes existentes não registravam os acontecimentos em atas, o que tornava difícil o registro histórico, a certeza sobre a realização de alguns campeonatos e a homologação de títulos. Muitas divergências internas entre os membros da Liga e clubes afiliados causavam inércia e displicência por parte da mesma na organização dos campeonatos.
De acordo com o pesquisador Everaldo Lopes, ao longo de sua existência, a FNF já teve quatro endereços. O primeiro, numa pequena casa situada nos fundos do terreno do estádio Juvenal Lamartine. Depois, mudou-se para o centro da cidade, num casarão que servia de sede da Cruz Vermelha, ao lado do antigo cinema Rex. O terceiro endereço ficava no terceiro andar do edifício Melilo, em frente ao mesmo cinema Rex. E finalmente, o seu endereço atual, no estádio Juvenal Lamartine (Tribuna do Norte, 24/07/05).
 A Federação já foi também chamada de Associação Riograndense de Atletismo (ARA), e posteriormente (1942) de Federação Norteriograndense de Desportos (FND). O nome atual foi assumido em 1976. Ao longo de sua história, muitos dos presidentes da Federação foram oficiais militares. Em 1919, disputou-se o primeiro campeonato estadual oficial, e a década de 1940 marca o início das discussões sobre o profissionalismo no futebol do estado, finalmente implantado em 1950. Em 2005, a FNF contava com o número de 12 clubes de 8 diferentes municípios na primeira divisão do campeonato estadual e mais 56 outros clubes e associações afiliadas.
No final de julho de 2005, o Ministério Público intervio na FNF, destituindo seu presidente, Nilson Gomes da Costa, que estava à frente da federação desde 1992. Uma série de irregularidades encontradas durante a sua administração foram a causa da intervenção. O novo presidente interino da FNF, até dezembro de 2005, foi o interventor Paulo Eduardo Pinheiro, advogado. Esta foi a quarta intervenção na história da Federação. As outras três, ocorreram em 1941, 1944 e 1949, sendo que em 1944, a intervenção aconteceu após a renúncia do então presidente tenente Roberto Soares.
Assumiu em 2007 através de elição o novo presidente, o deputado Alexandre Cavalcante, que após um ano de sucessivos erros de admnistração renunciou deixando evidente que não entendia do oficio que lhe foi confiado. Assumiu o seu vice, Jose Vanildo Rego que cumpre mandato até os dias atuais.
Fonte: texto de Brito Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário