domingo, 19 de fevereiro de 2012

História do Futebol de Apodi

HISTÓRIA DO FUTEBOL APODIENSE

O primeiro estádio de futebol de Apodi cercado com muro de tijolos foi construído No ano de 1952, e pertencia ao Centro Esportivo Apodiense, fundado em 14 de julho de 1952. Por falta de zelo e conservação, as paredes do estádio ruíram e o material (tijolos) sumiu do local. “Em 17 de junho de 1967 a FUNDAVEP-Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi, entidade fundada em1967, com o apoio da comunidade, construiu um novo estádio que tomou nome de Estádio Antônio Lopes Filho”, localizado na Rua Adrião Bezerra, bairro de Lagoa Seca, inaugurado a 16 DE JULHO DE 1967. Posteriormente, com a colaboração da Prefeitura Municipal de Apodi, na gestão de Simão Nogueira Neto, foram colocadas no estádio a grama, a iluminação, o alambrado e parte da arquibancada, porém. Conforme o historiador Walter Guerra, o futebol em Apodi surgiu no final da década de 1920. Não havia nenhuma organização. Os times eram improvisados para realizações de peladas. Somente em 14 de julho de 1952, o  Robson Lopes fundou a primeira equipe de futebol de Apodi, o Centro Esportivo Apodiense.
No ano de 1959 foi realizado o primeiro campeonato de futebol na cidade de Apodi, com a participação de apenas três equipes: CENTRO ESPORTIVO APODIENSE, APODI FUTEBOL CLUBE e MOTO CLUBE. Este campeonato não chegou a seu final, devido que a seleção de Apodi foi participar de um pentagonal promovido pela Liga Desportiva Mossoroense, envolvendo as cidades de Mossoró, Apodi, Areia Branca, Assu e Martins. A Seleção de Apodi foi a final, mas não houve decisão entre as duas seleções. A LDM impôs que os jogos fossem realizados no estádio Benjamim Constant na cidade de Mossoró, com que os diretores de Apodi não concordaram. Com a desistência da Seleção de Apodi, a Seleção de Mossoró foi considerada a campeã.
Somente em 1967 foi realizado outro campeonato, desta, desta vez com três equipes da cidade: CENTRO ESPORTIVO APODIENSE, APODI FUTEBOL CLUBE e GRÊMIO ESPORTE CLUBE do povoado de Soledade, PALMEIRAS FUTEBOL CLUBE. Sagrou-se campeão, enquanto, o CENTRO ESPORTIVO, conquistou a segunda colocação e GRÊMIO ESPORTE CLUBE, a terceira posição. A distância de um campeonato a outro, mostra o grande atraso do futebol apodiense, que infelizmente nunca participou de um campeonato estadual, promovido pela FNF, apenas participou por uma única vez, do Campeonato Estadual Sub 20, no ano de 2005. Apodi no que diz respeito de futebol profissional perde para cidades menores, como Pau dos Ferros, Areia Branca, Macau e Pau dos Ferros. A falta de apoio, ausência de renda, desinteresse do poderes Executivo e Legislativo, como também do próprio atleta, como também, do torcedor, a cidade de Apodi continua totalmente fora do futebol.
Em 11 de dezembro de 1999 a seleção de Apodi conquistou a Copa Oeste, promovida pela Liga Desportiva Apodiense, vencendo o Alto Esporte de Caraúbas, por 4x2, depôs de empatar no tempo normal em 3x3, e na prorrogação, 0x0.

A LDA - Liga Desportiva Apodiense foi fundada a 10 de novembro de 1985 e somente no ano de 2007 foi que a cidade de Apodi participou pela primeira de um campeonato estadual de segunda divisão, promovida pela FNF, conquistando a 3º colocação. O Apodi Esporte Clube estreou na competição no dia 18 de julho de 2007, jogando contra o Potyguar de Currais Novos, empatando pelo placar de 0x0, jogo realizado no Estádio Coronel José Bezerra. Venceu Upanema por 3x1, perdeu por 2x0, para o Cruzeiro,  empatou em 0x0 com o Mossoró Esporte Clube e encerrando sua participação na competição, derrotou o Parnamirim pelo placar de 2x0. O Apodi Esporte Clube, presidido pelo empresário José Maria da Silva e dirigido pelo treinador Francisco Gama conquistou 8 pontos, em cinco jogos, marcou cinco gols e sofreu três  não consegui o acesso a primeira divisão.
Em 2008, infelizmente o Apodi , por falta de condição financeira não participou do campeonato estadual. É uma vergonha para a cidade de Apodi de nunca ter participado de um campeonato estadual da primeira divisão do futebol norte-rio-grandense, perdendo para cidades menores como: Areia Branca, Pau dos Ferros e Jardim de Piranhas que já dispuram o campeonato da primeira divisão.

O APODI ESPORTE CLUBE, antigo AVAP, posteriormente, UNIVAP foi fundado no dia 13 de junho de 1983, que teve como primeiro presidente o comerciante Mário Marinho da Mota.


Outro fato importante foi a
AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Apodi (fundada a 18 de maio de 1976) conquistou no ano de 1979 um título inédito para o futebol de salão do Rio Grande do Norte, foi vice-campeão do Brasil com um time inesquecível formado por  Barros Neto, Lavôr, Fernando, Edivan, Luiz Anselmo, Wilson, Agamenon, Gilson Couto, Junôt, Marcos Pitôco, João Caminhão. O time não tinha jogadores nascido na cidade porém, o importante foi o nome do Apodi em âmbito nacional.

Fonte: retirada do site http://jotamaria-esporteoeste.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário